quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

20 YEARS PARTY PEOPLE (PART X)

Amanhã vou realizar a última festa dos "20 years" e para a edição X tinha de encontrar o convidado X que é o meu amigo Fernando Sousa aka Fernando X-Wife.

O Fernando é o irrequieto baixista dos X-Wife e é uma daquelas figuras que, desde 1999, me fui habituando a vêr crescer. Citando a Sakiko, a sua maior admiradora, todo ele é "feito da nobre fibra mercediana".

Confesso admirador do homem e da obra de Bob Dylan, o Fernando começou a ouvir música um pouco tarde e foi graças ao seu pai que, ao oferecer-lhe uma guitarra, o faz despertar para esta paixão. A aprendizagem do instrumento foi muito rápida e foi feita a imitar as guitarras de dois álbuns, o "Siamese Dream" dos Smashing Pumpkins e o "The Bends" dos Radiohead que curiosamente são, para mim, os melhores trabalhos das duas bandas. A vontade de fazer parte de uma banda era tão grande que o faz responder a um anúncio e como consequência começa aqui a sua carreira musical como guitarrista dos Silky, uma banda de glam rock. Apesar de ter sido uma experiência curta, os Silky conseguem tocar no Canadá, local onde também gravam o seu disco de estreia. Depois seguiram-se os Stealing Orchestra e em 2002 os X-Wife, banda que forma com dois amigos de longa data, o Rui Maia e o Jonas.

Os X-Wife são a banda do momento com uma história contada através de três álbuns e um reconhecimento que vai muito além das fronteiras portuguesas. Sou grande admirador da banda e sinto-me muito honrado por eles terem escolhido as pedras d´"O meu Mercedes..." para forrarem partes do seu vídeo de estreia.

Amanhã, vai ser também uma noite de estreia para o Fernando, onde a canção irá ser a grande aposta da noite.