terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Discos Twenty Years: Fugazi "Fugazi" EP


O modo de trabalho dos Fugazi praticamente resume o Evangelho Indie que é, criar a própria editora, vender os discos e os bilhetes para concertos baratos e dar entrevistas para fanzines. No caso deles, fundaram a lendária Dischord que nasceu para que os Teen Idles, antiga banda de Ian MacKaye, pudesse lançar o seu trabalho. Hoje já tem mais de 20 anos de idade e está devidamente consolidada como um pilar fundamental para o rock independente americano das últimas décadas. É difícil de imaginar onde bandas como os Rage Against the Machine, Nirvana, Beastie Boys, Sleater-Kinney estariam hoje, se a Dischord não tivesse emergido no horizonte cultural dos anos 80. Uma boa amostra do que fez a editora pode ser encontrada na caixa, com 3 CDs, "20 Years Of Dischord", lançada em 2002.

Os Fugazi também foram famosos por ser a banda preferida do pessoal que seguia o chamado "Straight Edge" que é, antes de mais nada, uma música dos Minor Threat, a banda de hardcore que Ian MacKaye liderava na primeira metade dos anos 80, que serviu para baptizar um movimento comportamental dentro da cena punk. O straight-edge foi importante para provar que ser um punk não era sinónimo de ser imoral, violento, vândalo ou nazi. A filosofia straight-edge solicita aos seus seguidores que não consumam drogas, álcool, que não se entreguem a relações sexuais casuais e promíscuas, que pensem com uma mentalidade comunitária e que não se deixem nunca arrebatar pela violência.

A banda começou sua caminhada em 1987, na capital americana Washington e foi erguida das ruínas de algumas bandas importantes na consolidação do hardcore americano. Dos Minor Threat, banda que é hoje considerada uma das mais importantes da história do hardcore ,lado a lado com os Dead Kennedys e os Hüsker Dü, saiu o vocalista Ian McKaye. Dos Rites Of Spring, o guitarrista e vocalista Guy Picciotto. A banda foi completada pelo baixista Joe Lally e pelo baterista Brendan Canty. Através dos anos 90, lançaram, sempre via Dischord, os seguintes álbuns:
"13 Songs", que reúne os dois primeiros EPs lançados pela banda, o homónimo de 1988 e o "Margin Walker" de 1989; "Repeater", de 1990 que foi reeditado no mesmo ano com 3 faixas extra, que tinham sido lançadas no EP "3 Songs"; "Steady Diet Of Nothing", de 1991; "In On The Kill Taker" de 1993; "Red Medicine" de 1995; "Instrument", banda-sonora de um documentário sobre a banda editado em 1998; "End Hits" de 1999.
Foi há precisamente 20 anos e um dia que todo este pessoal viveu o "Waiting Room" desta forma

Este vídeo é para prestarem atenção à letra.

Sem comentários: