sábado, 20 de dezembro de 2008

Discos Twenty Years - Tuxedomoon "Ten Years in One Night"

Os Tuxedomoon foram formados em 1977 , na cidade de São Francisco, por dois estudantes de música, Blaine L. Reininger (guitarra,teclados e violino) e Steven Brown (teclados, saxofone e outros instrumentos). As relações que Brown tinha com as companhias de teatro locais foram bastante proveitosas pois para além de fornecerem equipamento vieram também de lá vocalistas ocasionais como foi o caso de Gregory Cruikshank e Victoria Lowe, mas o contributo mais frequente e mais importante foi o do vocalista Winston Tong, a voz de dois dos meus temas preferidos "The Stranger" e "In a Manner of Speaking" que em 2004 foi transformado pelos Nouvelle Vague numa das mais lindas versões de sempre.

O punk e a new wave eram a grande novidade da época e por isso preenchia a cena musical de São Francisco. Em 1978 os Tuxedomoon conseguiram fazer a primeira parte de um concerto dos Devo e pouco tempo depois lançaram o seu fabuloso primeiro single, "Pinheads on the Move". Lowe deixa a banda antes de editarem o seu primeiro fantástico EP, "No Tears", que apresentou dois membros intermitentes Michael Belfer, no baixo e Paul Zahl, na bateria. Ainda em 1978 Tong e Belfer deixam temporariamente a banda e Peter Principle entra como membro fundamental, tornando os Tuxedomoon um trio (Brown, Reininger,Principle) com músicos convidados.

Em 1979, os Tuxedomoon assinaram com a editora dos Residents, a Ralph Records , facto que lhes concedeu grande destaque e exposição. Em 1980, sentindo que as suas ideias seriam melhor compreendidas pelos europeus, a banda fez uma longa digressão pela Europa, para apresentar o seu trabalho "Half Mute", que foi acompanhada por Winston Tong e pelo realizador de cinema e artista visual Bruce Geduldig, o grande responsável pelos efeitos visuais dos espectáculos dos Tuxedomoon. Em 1981, depois de editarem "Desire", a banda muda-se permanentemente para Roterdão, onde Reininger começou uma carreira a solo. Em 1982 os Tuxedomoon editaram "Divine" uma obra encomendada para uma das mais famosas e conceituadas companhias de dança do mundo, a Maurice Bejart Ballet. Em 1983 Reininger resolve dar mais atenção à sua carreira a solo e é substituído por Frankie Lievaart e Luc Van Lieshout.

Em 1985 lançaram "Holy Wars", o trabalho mais reconhecido e consequentemente o seu maior sucesso comercial. Neste ano Tong abandonou a banda de forma definitiva. Em 1986 o multi-instrumentista Ivan Georgiev entra na banda para encher o som do álbum "Ship of Fools". Em 1987 lançaram "You" o último álbum de estúdio da primeira fase da banda e tal como Reininger, Brown, Principle e Tong iniciaram carreiras a solo.

Em 1988, em tom de despedida é lançado este "Ten Years in One Night", um disco obrigatório que não é mais que uma recolha de temas tocados ao vivo na Holanda, Italia, Alemanha e Japão. É também um disco nobre pois parte dos lucros foram doados a instituições cientificas que pesquisavam e investigavam o vírus de uma nova doença contagiosa que surgia no mundo, a SIDA.

Em 2004 depois de algumas reedições de trabalhos anteriores e lançamento de discos ao vivo, os Tuxedomoon ressuscitaram e lançaram um novo disco, "Cabin in The Sky" que teve como resultado a primeira visita a Portugal. Foi no dia 7 de Novembro no Teatro Aveirense (Festival Sons em Trânsito) que os Tuxedomoon se apresentaram para um concerto memorável que tive o prazer de desfrutar ao lado de amigos que partilhavam o mesmo culto, o Gonçalo, a Diana, os meus compadres Zé e Guida e a Nucha, a minha eterna companheira. Foi também durante este concerto que tive o primeiro contacto com o Dinis, o meu segundo filho.
Em 2005 voltaram a Portugal, para duas datas, uma na Casa das Artes de Famalicão, dia 12 de Abril e outra em Lisboa, no Fórum Lisboa, no dia seguinte.
Em 2006 lançaram "Bardo Hotel Soundtrack" e em 2007 "Vapour Trails" que os fez regressar a Portugal para o apresentar no dia 16 Fevereiro no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre e meses depois no dia 13 Outubro na Casa da música, Porto.

Sem comentários: