terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Discos Twenty Years - Big Audio Dynamite "Tighten Up, Vol. 88"

Em 1983, depois de Mick Jones ter sido despedido dos Clash por Joe Strummer e Paul Simonon, ele formou os Big Audio Dynamite (B.A.D) um ano depois para continuar as experiências funk utilizadas no álbum "Combat Rock" dos Clash. A formação original da banda incluiu Jones na guitarra e voz, Don Letts nos efeitos e segunda voz, Greg Roberts na bateria, Dan Donovan nos teclados e Leo "E-Zee Kill" Williams no baixo. Em 1985 os B.A.D. lançam o single de estreia "The Bottom Line" e no final do mesmo ano é lançado o primeiro longa duração, o aclamado "This is Big Audio Dynamite" donde são extraídos os hit singles "Medicine Show" e "E=MC2".



No final de 1986, o segundo álbum dos B.A.D. "No. 10, Upping Street", teve a participação do antigo companheiro de Mick Jones, Joe Strummer, tanto na produção como nas letras e mais uma vez, esta dupla é responsável por mais um hit single chamado "V. Thirteen" encerrando, diria eu, um "casamento" cheio de inspiração que uniu estes dois musicos durante 10 anos.



Depois de um intervalo de dois anos, em 1988 a banda lança este álbum, menos conseguido, "Tighten Up, Vol.88" que no ano seguinte é corrigido pelo quarto trabalho "Megatop Phoenix", graças aos singles "Contact" e "James Brown".No final de 1989 a banda separa-se e conhece uma nova formação liderada por Jones com Gary Stonadge no baixo e voz, Chris Kavanagh na bateria e voz e Nick Hawkins na guitarra e voz. Letts, Williams, e Roberts formaram os Screaming Target e Donovan foi recrutado pelos Sisters of Mercy. Em 1991 os B.A.D. II lançaram "The Globe" e em 1994 "Higher Power" já com o nome reduzido a Big Audio, por vontade de Jones. Em 1995 lançaram "F-Punk" cujo single "I Turned Out a Punk" foi muito famoso nas college radio americanas. Mick Jones aparece, mais tarde na produção de discos notáveis como é exemplo "Up the Bracket" dos Libertines.

Sem comentários: