terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Discos Twenty Years - Julian Cope "My Nation Underground"


Julian Cope é um dos génios que apareceram na década de 80 e que hoje vivem em plena obscuridade.
Nasceu em Outubro de 1957 em Deri, País de Gales. Em 1976 mudou-se para Liverpool onde conheceu Ian Mcculloch com quem formou ao lado Pete Wylie os Crucial Three, que não duraram mais de um mês porque Ian McCulloch deixou a banda para construir um sucesso chamado Echo and Bunnymen. Julian Cope formou os Teardrop Explodes com quem gravou dois clássicos, "Killimanjaro" de 1980 e "Wilder" de 1981.
Em 1982 depois de uma fracassada tour americana os Teardrop Explodes acabaram, mas ainda deixaram um disco inacabado que resultou no álbum "Everybody Wants to Shag Teardrop Explodes" lançado em 1990.
Em Março de 1984 Julian Cope faz a sua estréia a solo com o álbum "World Shut Your Mouth" e em Outubro do mesmo ano é editado o seu segundo trabalho "Fried" que tem uma recepção mais calorosa que o seu antecessor.



Em 1986 Cope assinou um contracto com a Island Records. Depois da edição de um mini-lp, em 1987 é lançado "Saint Julian", o seu álbum de maior sucesso do qual fazem parte os singles "Trampolene" e "World Shut Your Mouth".



Em Outubro de 1988 é lançado este novo LP, "My Nation Underground". Os singles disponíveis foram "Charlotte Anne" e "Five O'Clock World". Para Cope este disco foi uma decepção, elegendo-o o menos favorito de todos os seus trabalhos.



Apesar dos problemas de saúde e mentais que o assaltavam, a criatividade artística de Julian Cope tem-se mantido até ao presente ano. A sua discografia contempla uma média de um disco por ano. Julian Cope ainda vai mais longe, tendo ainda tempo para dedicar a outros projectos entre os quais destaco Brain Donor e Queen Elisabeth.

Sem comentários: