quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Discos Twenty Years - The Essence "Ecstasy"


A banda Holandesa The Essence não são os The Cure disfarçados mas é inegável a semelhança entre eles, bastando para isso ouvir uma música. O líder Hans Diener (voz, guitarra, sintetizador e piano) formou os The Essence em 1984, na cidade de Roterdão, e convidou Jerry Geertsma' Jeroen, para o baixo e Olaf Willemsen, para a bateria.
Em 1986 a banda lançou o seu LP de estreia "Purity" e no ano seguinte o segundo trabalho "A Monument of Trust" de onde foi extraído o single "A Mirage" que foi um grande sucesso em Espanha, facto que contribuiu para o ínicio de uma longa digressão Europeia.
Os Essence não ficaram tão conhecidos como os Cure, mas a verdade é que álbuns como "A Monument of Trust" e este "Ecstasy", de 1988, os transformaram em banda de culto, sendo este prestado principalmente por fãs do movimento gótico.
Geralmente associado aos anos 80, os The Essence continuaram a gravar na década de 90, lançando "Nothing Lasts Forever" em 1991 e "Glow" em 1996 que conta já com uma nova formação prestada pelos irmãos Tan, George ocupou o lugar da bateria e Mark ficou com os teclados e o baixo. Em 1994 a editora Cherry Red Records lançou "Dancing in the Rain — The Best of the Essence" uma compilação das suas músicas mais populares.





Para muitos os The Essence foram a banda que plagiou os The Cure. Hans Diener foi um perito na reprodução da voz de Robert Smith sendo o seu o gémeo vocal. As músicas duplicavam as camadas negras e as guitarradas do som dos Cure e mesmo até os títulos escolhidos como "Between Yesterday and Today" e "The Cat" eram notados. Este tipo de imitação pode têr várias reacções. Duas delas serão o desprezo ou o apreço.



1 comentário:

Barbed Wire disse...

Nunca comprei discos dos The Essence, apenas dispunha de dois temas gravados numa velha k7 maxwell.
Durante muito tempo enganei um amigo fanático por Cure ao dizer que tinha dois temas muito raros da banda de Robert Smith. Quando lhe revelei que se tratava de outra banda ele ficou incrédulo pois já havia afirmado que eram dois dos melhores temas dos Cure... coisas da adolescência!