segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

HOMENAGEM - Joe Strummer


Joe Strummer, ou melhor, John Graham Mellor nasceu no dia 21 de Agosto de 1952, em Ancara, na Turquia, devido à profissão do pai que era diplomata e ali tinha sido colocado. Passou a sua infância em colégios internos e já em Londres, na sua adolescência, o jovem Strummer começa a apreciar rock e reggae. A sua carreira é iniciada muito cedo com actuações nas ruas, já com o nome artístico que tinha adoptado. Em 1974, formou os 101'ers mas logo depois de assistir a um concerto dos Sex Pistols, em 1976, resolve apostar em algo novo, mudando as suas direcções musicais saindo dos 101´ers logo após o lançamento de "Keys to Your Heart", primeiro e único single da banda e entra nos London SS, a banda de Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon que após esta formação se passou a chamar The Clash. O resto foi a história contada através de sete álbuns e muitos mais singles e EPs.
Como líder e autor dos Clash, Joe Strummer criou algumas das melhores músicas de punk rock e rock´n´roll de todos os tempos. Strummer ainda foi mais ousado expandindo o punk para sons mais próximos do reggae, dub e rockabilly. A sua rebeldia e as suas posições sociais e políticas também ajudaram a encher algumas das suas canções.
Em 1986, os Clash acabaram definitivamente. Strummer volta a colaborar com Mick Jones, que em 1983 já tinha abandonado os Clash e escreve algumas canções para o segundo álbum dos Big Audio Dynamite. Logo depois de incluir 2 músicas na banda sonora de "Sid and Nancy", um filme sobre a vida de Sid Vicious do realizador Alex Cox, Joe Strummer tenta uma carreira como actor de cinema, aparecendo em filmes de Alex Cox ("Walker" e "Straight to Hell"), Robert Frank ("Candy Mountain") e Jim Jarmusch ("Mystery Train"). Em 1989 grava o seu primeiro álbum a solo, "Earthquake Weather" e entra na banda The Pogues, assumindo a voz e a guitarra. Em 1991 abandona totalmente a carreira de músico só a retomando em 1996 quando participa na gravação de "England´s Irie", um single dos Black Grape. Em 1999 lança o seu segundo álbum, "Rock Art and the X-Ray Style", um álbum que mostra um novo rumo musical que mais uma vez é demonstrado no trabalho seguinte "Global a Go-Go", lançado em 2001.

No dia 22 de Dezembro de 2002, quando estava a meio das gravações do seu quarto álbum "Streetcore" que é lançado em Outubro de 2003, Joe Strummer morre repentinamente de um ataque cardíaco na sua casa em Somerset, Inglaterra. Seis anos depois e para o recordar, "London Calling" um tema onde ele assume a voz , retirado do álbum dos Clash com o mesmo nome, considerado um dos maiores clássicos do rock mundial graças à mistura de géneros musicais, passeando desde o rockabilly até o blues, do punk rock ao reggae.


Sem comentários: