terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A despedida dos Hüsker Dü



Os Hüsker Dü foram uma das mais importantes bandas do underground americano durante os anos 80. Com uma sonoridade inovadora e revolucionária, a banda é sinónimo de power trio.

Formados em St. Paul, Minnesotta por Bob Mould, na voz e guitarra, Greg Norton, no baixo e Grant Hart, na voz e bateria, os Hüsker Dü começaram, em 1979, a tocar hardcore inspirado e influenciado pelo cenário californiano. Com as composições e vocalizações a cargo de Bob Mould e Grant Hart, o início da carreira da banda era concentrado num som agressivo e rápido, remanescente de bandas como Black Flag, Minor Threat e Dead Kennedys. Na sequência, o som da banda foi ficando mais elaborado sendo o ponto chave dessa mudança o álbum duplo "Zen Arcade" de 1984 e a partir daí, os Hüsker tornaram-se num ponto de referência para o chamado indie rock durante os anos 80 e 90.

Depois de lançarem em 1985, pela SST, "New Day Rising" e "Flip Your Wig", os Hüsker Dü tornaram-se na primeira banda independente, pós-punk, da primeira metade da década de 80 a assinar um contracto com uma grande editora, a Warner Brothers, onde editaram "Candy Apple Grey", em 1986 e "Warehouse: Songs And Stories", o seu ultimo trabalho, em 1987.

Os motivos que levaram ao fim da banda são os mesmos de sempre, a dependência de droga e álcool. Neste caso os protagonistas foram Mould, que muito cedo fica recuperado e Hart que não demonstrava sinais de recuperação, ficando grande amigo da heroína.

Hart recuperou-se do abuso de drogas e formou uma nova banda, os Nova Mob. Greg Norton tornou-se chefe de cozinha em restaurantes de Minneapolis. Bob Mould começou uma carreira a solo, explorando sonoridades mais intimistas e acústicas e após lançar dois álbuns, "Workbook" (1989) e "Black Sheets of Rain" (1990), forma o trio Sugar em 1992.

Para ouvir deixo-vos com "Something I Learned Today", tema retirado do duplo álbum "Zen Arcade" e para vêr deixo-vos com mais uma das minhas homenagens a um canadiano que teve a feliz idéia de realizar um vídeo por dia durante um ano, onde ele mostra partes da sua bonita cidade, Hamilton (Ontário, Canada), a dançar. Já o tinha mostrado a dançar o "Sex Beat" dos Gun Club e o seu nome é Mike. Viva os Hüsker Dü e viva o Mike.


Sem comentários: