segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Os 4 senhores, Bob, Leonard, Neil e Tom em 1988

São quatro protagonistas maiores da história da música, que dispensam qualquer tipo de apresentação. Todos eles começaram as suas carreiras na década de 60, excepto Tom Waits que a inicia nos inicios da década de 70. Passados 20 anos, todos eles continuam no activo, a subir aos palcos com o estatuto de mitos que foi conquistado ao longo do tempo. Este ano todos eles passaram por Portugal e mais uma vez a excepção foi a de Tom Waits que não se lembrou de nos colocar na sua esgotadíssima digressão europeia.

Discos Twenty Years - Bob Dylan "Down in the Groove"




Robert Allen Zimmerman aka Bob Dylan nasceu em 24 de Maio de 1941, em Duluth, Minneapolis, E.U.A.. A sua imagem com a guitarra e a harmónica e a sua inconfundível voz fanhosa, tem, só por si, um efeito poderoso. Este é provavelmente um dos discos menos interessantes de Bob Dylan, constituído na sua maioria por versões. Uma das últimas passagens por Portugal foi em 2004 no Festival de Vilar de Mouros. Este ano no dia 11 Julho actuou no Festival Optimus Alive.


Discos Twenty Years - Leonard Cohen "I´m Your Man"



Leonard Cohen nasceu em 21 de Setembro de 1934 em Montreal, Canada. Começou por ser escritor, com quatro livros publicados, mas na segunda metade da década de 60 resolve ser o Dylan canadiano. Músico e escritor de canções, é facilmente reconhecido pela sua voz grave e pelo modo como canta a impossibilidade do amor, as mulheres, a solidão, os heroísmos e outras ilusões. Este disco é uma das suas obras obrigatórias e mostra tudo aquilo que acabei de escrever. Depois de dois concertos em 1985 e 1988, este ano regressou a Portugal, dia 19 de Julho, para mais um no Passeio Marítimo de Algés.





Discos Twenty Years - Neil Young "This Note´s for You"



Neil Young nasceu em 12 de Novembro de 1945 em Toronto, Canada. A sua atitude é de rocker que o tornou uma espécie de referência histórica para o movimento grunge. De todos os músicos que aqui são referidos é ele quem transporta, com mais convicção, o estandarte do rock´n´roll.Nunca abandonou o seu estilo, que viajou entre o folk e o rock, e manteve-se fiel às suas causas socias e políticas. Este disco foi um fracasso comercial e era evidente que ele para ganhar o seu público de volta teria de voltar à fazer o mesmo tipo de música que eles tinham gostado, uma década antes. Neil Young actuou este ano em Portugal no Festival Optimus Alive no dia 12 de Julho.





Discos Twenty Years - Tom Waits "Big Time"



Thomas Alan Waits nasceu em 7 de Dezembro de 1949 em Pomona, na Califórnia, E.U.A.. A extrema rouquidão da sua voz, combinada com interpretações densas, tornou-o num dos artistas mais cultuados do jazz e blues da sua geração. Para além de ser cantor e compositor, ele ainda acumula uma carreira como actor, aparecendo em diversos filmes do realizador de cinema Francis Ford Coppola, de quem Waits é muito amigo. Foi também nomeado para um óscar pelas suas canções no musical "One From the Heart", onde ele também desempenha o papel principal. Este disco é o resultado de um filme concerto-teatral, fruto de uma colaboração entre o casal, Kathleen Brennan e Tom Waits. Como é muito raro ele fazer digressões, este filme é um momento único, que nos faz lamentar a perda dos seus concertos ao vivo.

Sem comentários: