terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Discos Twenty Years - And Also The Trees "The Millpond Years"

Em 1979 os irmãos Simon (vocalista) e Justin Jones (guitarrista) inspirados pela ideologia do movimento pós-punk, decidiram transformar todo tédio bucólico da vila rural de Worcestershire, Inglaterra, onde viviam, em música, ao lado dos amigos Steven Burrows (baixista) e Nick Havas (baterista). Quando descobriram que os The Cure estavam à procura de uma banda suporte, os And Also The Trees enviaram uma demo-tape e acabaram sendo escolhidos para abrir os concertos da digressão dos Cure de 1981. Esta união teve como consequência uma amizade entre as bandas que fez com que Robert Smith produzisse a cassete "From Under the Hill" em 1982, com uma edição limitada a 200 cópias.
Em 1983 é a vez de Laurence Tolhurst produzir os seus dois primeiros singles, "Shantell" e "The Secret Sea", e também o primeiro álbum, "And Also the Trees".
Depois de uma segunda tour com os The Cure em 1984 os AATT começam a desenvolver a sua própria identidade através de um som próprio que mostram no segundo trabalho "Virus Meadow" de 1986, um álbum rico em melancolia e lamentos que resultou na primeira digressão europeia onde aparentemente encontraram um público arrebatado pelo drama e que entendeu a natureza poética do seu trabalho.

Em 1988 lançaram este "The Millpond Years" onde continuaram a produzir canções apaixonadas e dramáticas com uma inspiração lírica cheia de cenários rurais, eventos sobrenaturais e imagens místicas, como os títulos das músicas "The Sandstone Man", "Count Jefferey" ,"Simple Tom and the Ghost of Jenny Bailey" e "House of the Heart", demonstram.

Os AATT continuam o seu excelente trabalho com os subsequentes albuns "Farewell To The Shade" de 1989 e "Green Is The Sea" de 1991. O lançamento de 1993 "The Klaxon" mostra o início de um novo capítulo na vida dos AATT, as influências esotéricas e rurais foram substituídas por sensações mais urbanas e guitarras dedilhadas. Esta mudança continua no aclamado "Angelfish" de 1996 e "Silver Soul" de 1998. Entre 1998 e 2003 os AATT praticamente desapareceram. O rumor do seu final termina com "Further From The Truth", um testemunho da qualidade eterna da sua música. No ano passado lançaram "(listen for) The Rag and Bone Man", álbum que foi gravado numa casa rural do sec. XI e também numa capela Victoriana de Londres, utilizaram um contrabaixo, cítara e piano que teve como resultado um som rico, orgânico, que foi ainda colorido por uma guitarra que traz o som que marca os seus primeiros anos. Este ano estava prevista a primeira visita a Portugal a 13 de dezembro, que foi cancelada e adiada para o início do próximo ano.

1 comentário:

Rock Santeiro disse...

Sou fã do tema "Prince Ruppert", que tem mm baixo excelente a pontuar, de princípio ao fim.