terça-feira, 21 de outubro de 2008

Discos Twenty Years - Nirvana "Love Buzz"


O ano de 1987 marca o início da carreira dos Nirvana, que não foi muito diferente de outras bandas independentes, com concertos e pequenas apresentações em bares, festas e universidades locais. O som produzido por eles já se caracterizava por ser uma mistura contagiante da agressividade e rebeldia do punk rock com o peso e energia do metal/hard rock. Já era notável também o talento de Kurt Cobain, líder e principal compositor dos Nirvana. Aos poucos a banda ia fazendo nome e foi através dessa relativa fama que o produtor Jack Endino, depois de os conhecer e de ficarem amigos, produziu algumas fitas demos com as quais convenceu Jonathan Poneman, patrão da Sub Pop, a assinar um contracto com os Nirvana.

O primeiro fruto desse contracto foi este vinyl lançado em dezembro de 1988, com as músicas "Love Buzz" (cover da banda holandesa Shocking Blues) e "Big Chesse". O lançamento final deste single foi marcado por alguns problemas porque apesar de fazer um excepcional trabalho de divulgação de bandas que não encontravam apoio nas grandes editoras, a Sub Pop continuava a ser um pequeno selo cujos escassos recursos frequentemente atrapalhavam os dignos propósitos dos seus fundadores, e assim os Nirvana, não só viram o atraso do lançamento de "Love Buzz" que era para ter sido em junho de 1988, como também tiveram de aceitar um aumento no preço final do material, para tentar evitar uma possível perda de dinheiro investido pela editora. Felizmente, não foi o que aconteceu. Esta raridade vendeu muito bem e para além das 1000 cópias originais, foi necessário fazer mais 200, principalmente devido ao facto de os Nirvana já possuirem um público fiel, nascido das famosas e incendiárias apresentações da banda em Olympia e Seattle. Neste momento o valor deste vinyl oscila entre os 2.000€ e os 2.500€.

No fim de 1988 os Nirvana entram em estúdio para gravar o seu primeiro LP, o álbum "Bleach" que foi lançado em junho de 1989. Durante a digressão de divulgação do álbum, Chad Channing (baterista) sai em maio de 1990 alegando diferenças musicais com Kurt Cobain e Krist Novocelic , e para seu lugar é chamado Dale Crover dos Melvins, mas este também não fica muito tempo, e logo depois quem assume as baquetas é Dan Peters, dos Mudhoney que grava, ainda em 1990, o single "Sliver", com a música "Dive" no lado B. Gravam também um EP chamado "Blew" ao lado de Butch Vig (que viria a ser o baterista dos Garbage e produtor de outros clássicos do rock alternativo, como é o caso de "Siamese Dream" dos Smashing Pumpkins e "Dirty" dos Sonic Youth). "Blew" é uma edição limitada que faz dele mais uma raridade hoje em dia. Em outubro de 1990, encontram finalmente o baterista definitivo, Dave Grohl. Depois de uma digressão pela Europa, os Nirvana continuavam a sair rapidamente do anonimato e resolvem negociar com as várias editoras que os assediavam. Aconselhados pelos amigos Sonic Youth, assinam contracto com a DGC (uma divisão da Geffen Records) em abril de 1991. A SubPop ganha também com a mudança, arrecadando um bom dinheiro pela rescisão do contrato com os Nirvana, devidamente pago pela DGC.

Novamente com a produção de Butch Vig, os Nirvana entram em estúdio para gravar o seu segundo álbum. O resultado das sessões no famoso estúdio Sound City, na California, é lançado em 24 de setembro de 1991 e intitulado "Nevermind". O disco tem uma excelente produção que destaca bem as excelentes melodias criadas por Kurt Cobain e deixa o "barulho" produzido pelo grupo mais acessível. "Nevermind" é um clássico do início ao fim, citado constantemente como um dos melhores discos de rock de todos tempos. Poucos discos na história tiveram tantos hits reunidos lado a lado: "Come as You Are", "Smells Like Teen Spirit" e "Lithium" foram tocados até à exaustão.

Com todo este sucesso, começam os problemas de Kurt Cobain que mostra uma incapacidade de suportar ser aquilo em que se transformou. Cada vez mais ficava evidente a sua tendência para as depressões, a sua fraqueza ao lidar com drogas e os seus impulsos suicidas começavam a florescer.

Em 1993, a banda tem uma quantidade suficiente de novas composições para a gravação de um novo disco. A idéia era fazer um trabalho que retomasse as raízes do grupo, sem facilidades e concessões. O produtor escolhido para os ajudar nesta tarefa foi o respeitado Steve Albini. O novo disco, "In Utero", foi concluído em duas semanas e foi lançado em 23 de setembro de 1993. Trata-se de um disco tão brilhante quanto "Nevermind", com a diferença de ter sofrido uma enorme expectativa. No dia 6 de Fevereiro de 1994 os Nirvana começaram a sua digressã0 europeia em Portugal, no Pavilhão Dramático de Cascais. No dia 8 de Abril, Kurt Cobain é encontrado morto na sua casa e segundo investigações tinha cometido suicídio 3 dias antes. A sua morte, aos 27 anos, foi o primeiro passo para o fim da chamada era "grunge".

Sem comentários: