terça-feira, 14 de outubro de 2008

Discos Twenty Years - Happy Mondays "Bummed"



A par dos Stone Roses, os Happy Mondays foram uma das bandas de referência da cena de Manchester, e do chamado movimento Madchester, nascido em finais de 80 e princípios de 90. No entanto, se por um lado os Stone Roses centravam-se essencialmente na pop dos anos 60, os Happy Mondays, mergulharam em profundidade no movimento da música de dança, e nele beberam a esmagadora maioria das suas influências.
Liderados pelo vocalista Shaun Ryder, os Happy Mondays formaram-se em 1985, e vieram, de certa forma, mostrar à luz do dia o lado negativo das raves e da cultura da música de dança, que passou então a estar associada às drogas e à violência. Apoiados em letras surrealistas e em sonoridades agressivas, os Happy Mondays foram pioneiros na introdução de ritmos próprios do hip hop, na sua música, do mesmo modo que começaram a adaptar melodias e versos de outras canções às suas, quebrando quaisquer tipo de barreiras musicais que pudessem existir na altura. Todo o ecletismo e diversidade que caracterizavam a música dos Happy Mondays, deixaram marcas para a posteridade vincadas em bandas influentes da actualidade, tais como os Chemical Brothers, no que toca à música de dança, e os Oasis, na área do rock.
O álbum de estreia da banda foi editado em 1987. Intitulado "Squirrel & G Man Twenty-Four Hour Party People Plastic Face Carnt Smile", foi produzido por John Cale e consistiu apenas numa pequena introdução ao ecletismo que viria a tornar-se na imagem de marca da banda.
Foi com este "Bummed", o segundo trabalho da banda, editado em 1988, que os Happy Mondays foram projectados para a ribalta, primeiro em casa, depois no mercado além- fronteiras, tendo as fortes perspectivas sobre o futuro da banda sido confirmadas com a edição do álbum "Pills ´n´ Thrills & Bellyaches". O registo foi considerado uma espécie de "caleidoscópio neo-psicadélico de alucinogénios", que se tornou na obra-prima da banda, proporcionando aos músicos a vivência do auge da popularidade da sua carreira.

Sem comentários: