terça-feira, 14 de outubro de 2008

Discos Twenty Years - The Stone Roses "Elephant Stone"



Os Stone Roses apareceram na metade da década de 80 em Manchester. Os Joy Division já não existiam mais, mas os New Order, os Smiths, The Fall, e a Hacienda (club mítico de Tony Wilson) continuavam a segurar o "bastão" e a atenção do mundo continuava voltada para a cidade inglesa, que era vista como o grande centro musical da época.
O que veio depois, liderado pelos Happy Mondays e pelos Stone Roses, ficou conhecido como Madchester e, para muitos, marcou o início da cultura rave. Enquanto os Happy Mondays foram aos poucos esquecidos, os Stone Roses resistiram e hoje é considerado um nome fundamental da história do rock, tendo extrapolado os limites da Madchester do fim dos anos 80.
Os Stone Roses nasceram em 1985, das cinzas dos The English Rose, e foram formados pelos colegas de escola John Squire (guitarrista) e Ian Brown (vocalista). 1987 é o ano dos primeiros lançamentos discográficos pela Thin Line Records que foram os singles "So Young" e "Sally Cinnamon".

Em 1988, já com Reni na bateria e Mani no baixo, os Stone Roses assinaram com a recém-criada editora Silvertone Records e lançam este maxi-single, chamado "Elephant Stone", que foi produzido por Peter Hook (New Order) e que começa a mostrar o gosto da banda em cruzar os ritmos de dança e as melodias luminosas.
A reputação da banda estava bem estabelecida e os concertos lotados em Londres eram rotina. Para consolidar de vez, saiu o primeiro LP da banda, o histórico álbum homónimo que foi imediatamente aclamado pelo público e pela crítica. Os singles do álbum "Stone Roses" estavam em todos os Tops e o mundo inteiro rendeu-se a esta banda.


Os Stone Roses tocaram em Portugal no dia 11 de Agosto de 1996, no histórico relançamento do Festival Vilar de Mouros, onde apresentaram um espectáculo tecnicamente medíocre, tornando quase irreconhecíveis alguns dos temas que os fizeram famosos. Foram decepcionantes. O que valeu nessa noite foi a prestação dos suiços Young Gods.

1 comentário:

O Puto disse...

Também estive em Vilar de Mouros, a assistir a esse concerto. A maior decepção da minha vida, devido às expectativas que levava. No concerto dos Young Gods, mal começaram a tocar o "Kissing The Sun", leveu um soco no estômago enquanto tentava salvar a minha irmã de ser engolida pela multidão. Não mais me esquecerei. ;)