domingo, 6 de julho de 2008

Discos Twenty Years - Dinosaur Jr "Bug"



Os americanos Dinosaur Jr. foram, juntamente com os Pixies, um dos principais responsáveis pelo regresso dos solos de guitarra ao indie rock . Eles adicionaram solos de guitarra e distorção a um som temperado por letras depressivas, vocais desleixados e riffs melódicos. Os Dinosaur Jr. são citados como grande influência para bandas como os Pixies, Sonic Youth, Nirvana e toda uma geração de bandas surgidas nos anos 90.
Naturais de Massachusetts o trio é formado inicialmente por J.Mascis (guitarra, voz), Lou Barlow (baixo) e Murph (bateria). Em 1987, os Dinosaur Jr. assinaram contrato com a influente gravadora independente SST (propriedade de Black Flag) e gravam o segundo álbum da sua carreira, "You're Living All Over Me", que foi considerada uma obra prima pela crítica. O estilo dos Dinosaur Jr. e particularmente as guitarras distorcidas de J. Mascis passaram a ser muito elogiados por bandas como os Sonic Youth, que muitas vezes exaltaram os Dinosaur Jr. em entrevistas. No início de 1988, lançam o single "Freak Scene", uma música que capturava e reflectia o espírito do underground americano pós-punk da época.

"Freak Scene" tornou-se um hit nas "college radios" e abriu caminho para mais um aclamado álbum, "Bug"(1988). Embora a popularidade dos Dinosaur Jr. continuasse a aumentar, começaram a surgir divergências, principalmente entre Mascis e Barlow, que mal se falavam. Em 1989, Mascis disse a Barlow que os Dinosaur Jr. tinham acabado para logo no dia seguinte ele reformular a banda, desta vez sem Lou Barlow, que acabou formando a banda Sebadoh e mais tarde os Folk Implosion, gerando uma rivalidade de anos entre os dois.
Durante a década de 90 os Dinosaur Jr. gravam "Green Mind"(1991), "Where You Been"(1992), "Without a Sound"(1994) e "Hand it Over"(1997). Em 1996, J.Mascis inicia a sua carreira a solo e visita-nos no dia 30 de Novembro de 2002 para um concerto no Hard Club. Em 2005 o trio faz as pazes e reune-se para uma digressão que tem durado até ao presente ano. No dia 7 de Agosto de 2005 actuaram no Festival Sudoeste. No dia 12 de Novembro de 2005, Lou Barlow visita o Porto e pisa o palco d´"O Meu Mercedes é Maior Que o Teu" para um concerto único e memorável. No ano passado os Dinosaur Jr. editaram "Beyond" e apresentaram-se ao vivo no Festival Paredes de Coura no dia 14 de Agosto.

Sem comentários: