Formados em 1976 em New Jersey, os americanos The Feelies são obra dos compositores, guitarristas e vocalistas, Bill Million e Glenn Mercer. Com uma formação típica de banda de garagem, 2 guitarras, baixo e bateria, desde muito cedo começaram a fazer furor no circuito alternativo da cidade de Nova Yorque, sendo considerados a melhor banda underground pelo Village Voice, semanário mundialmente reconhecido sendo ainda hoje uma informação de referência para quem visita a big apple.
Em 1978, com Keith Clayton no baixo e Anton Fier (The Lounge Lizards;The Golden Palominos) na bateria gravam o primeiro single "Fa Ce-La" pela editora britânica Rough Trade. Em 1980 gravam "Crazy Rhythms", que foi talvez o álbum mais aclamado e referência escolhida por bandas como os R.E.M., mas um verdadeiro fracasso comercial que obrigou Million e Mercer a trabalhar em outros projectos paralelos.
Em 1983 voltam a reunir-se com David Weckerman (baterista da formação inicial) e convidam o percussionista Stanley Demeski e a baixista Brenda Sauter que após alguns concertos esporádicos entram em estúdio para gravar o folky "The Good Heart"(1986) que foi produzido por Peter Buck dos R.E.M.. O louvor crítico concedido a este álbum combinado com a visibilidade que agora lhes era prestada pelos meios de comunicação social, chamou a atenção da editora A&M, que em 1988 fez acontecer este "Only Life".
Em 1978, com Keith Clayton no baixo e Anton Fier (The Lounge Lizards;The Golden Palominos) na bateria gravam o primeiro single "Fa Ce-La" pela editora britânica Rough Trade. Em 1980 gravam "Crazy Rhythms", que foi talvez o álbum mais aclamado e referência escolhida por bandas como os R.E.M., mas um verdadeiro fracasso comercial que obrigou Million e Mercer a trabalhar em outros projectos paralelos.
Em 1983 voltam a reunir-se com David Weckerman (baterista da formação inicial) e convidam o percussionista Stanley Demeski e a baixista Brenda Sauter que após alguns concertos esporádicos entram em estúdio para gravar o folky "The Good Heart"(1986) que foi produzido por Peter Buck dos R.E.M.. O louvor crítico concedido a este álbum combinado com a visibilidade que agora lhes era prestada pelos meios de comunicação social, chamou a atenção da editora A&M, que em 1988 fez acontecer este "Only Life".
Com este terceiro álbum e o novo contracto assinado com a A&M, os The Feelies ganham toda a atenção e infinitas comparações a Lou Reed devido à cover de "what goes on", a última faixa do álbum, que eles simplesmente evitaram clonar o arranjo original. O resto do álbum exibe um som distinto, flexível e calmamente emocionante que tanto apresenta guitarras estridentes como baixos e tambores constantes que dão aos guitarristas algo para brincar em vez de dominar. "higher ground", "the undertow" e "away" são 3 exemplos.
Em 1991 seguiu-se o álbum "Time for a Witness" e o último concerto ao vivo no dia 5 de Julho com o consequente final da banda. Segundo o YouTube os Feelies voltaram a reunir-se este ano e têm feito alguns concertos em Nova York.
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