quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Discos Twenty Years - Soundgarden "Ultramega Ok"


Os Soundgarden foram uma das principais bandas do movimento grunge. Formados em 1984 na cidade de Seattle por Hiro Yamamoto (baixo), Kim Thayl (guitarra), Chris Cornell (vocais) e Scott Sundquist (bateria). Em 1986, Scott Sundquist saiu da banda, deixando o seu lugar para Matt Cameron. Em 1987, os Soundgarden lançam o seu primeiro EP, "Screaming Life", pela recém-fundada editora SubPop e em 1988 lançam outro EP, "Fopp". No entanto este "Ultramega Ok" de 1988, que é o primeiro álbum dos Soundgarden foi lançado pela editora SST. É um excelente disco de estréia, que possui como destaque uma cover de John Lennon, "One Minute of Silence".
Ainda em 1988, eles trocam novamente de editora e assinam com a A&M Records. O primeiro disco por este selo é "Louder Than Love", lançado no começo de 1989. O título original ia ser "Louder Than Fuck", mas resolveram trocar o nome para evitar polémicas. Logo depois deste lançamento, Yamamoto resolve deixar a banda para ingressar na Universidade e é Jason Everman, que tinha tocado com os Nirvana, o seu substituto. Jason Everman também não ficou muito tempo na banda e em seu lugar entrou Ben Shepperd.
"Badmotorfinger"', de 1991, e "Superunknown", de 1994, foram os álbuns que tornaram a banda mundialmente conhecida através das músicas "Rusty Cage", "Jesus Christ Pose", "Day I Tried to Live" "Spoonman" e "Black Hole Sun" que tornou-se a música símbolo da banda e um dos hinos do grunge.
Em 1996, os Soundgarden lançam o que seria o seu último álbum de estúdio, "Down on the Upside". O disco não teve o mesmo sucesso que os dois anteriores e em 1997 a banda termina. Em 2001, Chris Cornell juntou-se a Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk (os três músicos dos Rage Against the Machine), e forma os Audioslave.

Sem comentários: