segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Discos Twenty Years - Sugarcubes "Life´s Too Good"



Formados em 1986 na Islândia, os Sugarcubes não revelaram apenas a cantora Björk, como também lançaram um dos melhores discos pop dos anos 80, o aclamado álbum de estréia, "Life's Too Good", de 1988, que não faz parte da minha lista Top Ten mas ganha o "prémio" de banda revelação.

Reza a lenda que a banda nasceu no dia 8 de junho de 1986, quando nasceu o primeiro filho de Björk e dela fizeram parte Einar Benediktsson(voz,trompete), Sigtryggur Baldursson (bateria), Einar Mellax (teclados), o marido de Björk, Thor Eldon (guitarra) e Bragi Olafesson (baixo).

No final de 1987, a banda que já era assediada por várias editoras inglesas, acaba por assinar com a pequena One Little Indian, no Reino Unido e com a Elektra, na América. Em outubro de 1987, lançam o maxi-single Birthday, que fez um enorme sucesso e catapultou as vendas do álbum "Life's Too Good", lançado em abril do ano seguinte. "Birthday", com o seu andamento estranho, uma letra esquisita e com a voz singular de Björk em primeiro plano, subiu aos primeiros lugares do top inglês. A música foi eleita o single da semana pelo famoso semanário New Musical Express. Com todo este sucesso, Bjork recebe elogios, louvores e toda a atenção contribuindo para o ínicio de uma tensão entre ela e Einar Benediktsson e também entre ela e o marido.

Em 1989, no meio das gravações do segundo disco, Thor divorcia-se de Björk para casar com Magga Ornolfsdottir, que seria a nova teclista da banda, depois de Einar Mellax a abandonar. Para além disto, Olafesson divorcia-se também da sua mulher para casar com Einar Benediktsson, tornando-se na primeira união gay oficial do mundo pop. Foi assim, neste clima, que a banda lançou o disco "Here Today, Tomorrow Next Week!", bem menos inspirado do que o disco anterior. Em 1992 seguiu-se "Stick Around for Joy", que voltou a não repetir o entusiasmo e a boa inspiração de "Life's Too Good". A banda terminou logo depois e é Björk que ganha com tudo isto conseguindo uma brilhante carreira a solo.

Artigos relacionados: A banda revelação 1988

Sem comentários: