Formados em 1981, em Nova York, por Thurston Moore (guitarra, voz), Kim Gordon (baixo, voz), Lee Ranaldo (guitarra, voz) e Steve Shelley (bateria), os Sonic Youth são um dos maiores fenómenos da história da música independente. A honestidade artística e a coragem de fazer música sem medo de experimentar aliada a um dos lemas da banda "do-it-yourself", fazem dela um caso único de popularidade com uma legião fiel de fãs e um reconhecimento total por parte da imprensa, tornando-os no maior exemplo vivo da cultura "indie" desde a década de 80 até aos nossos dias.
Conheci-os nos finais de 1986, através de um amigo dos tempos da rádio e a propósito dos Husker Du, que me emprestou uma k7 com a gravação do "Evol", o primeiro disco gravado pela SST e já com aquele que viria a ser seu baterista definitivo, Steve Shelley. Todo aquele conjunto de melodias com distorções e muitas experimentações levou-me a ir vender alguns discos à Vandoma para depois ir comprar ao Vitor da saudosa "Tubitek" o "Sister", lançado em 1987. A partir daqui os Sonic Youth vão ganhando aos poucos o rótulo de grande nome do cenário underground americano. Sem abandonar as sonoridades alternativas e as experimentações, a banda continua a fazer concertos incendiários pelos EUA e em outros países. Em 1988 editam o seu 5º álbum de estúdio, o aclamado "Daydream Nation", que para muitos é o melhor disco dos Sonic Youth, onde a banda encontrou o equilíbrio perfeito entre o experimentalismo e a melodia, entre as distorções de guitarra e as harmonias marcantes. Músicas como "Silver Rocket" e "Teen Age Riot" fizeram a banda ser definitivamente reconhecida como uma das melhores dos EUA. Obviamente, não eram um sucesso radiofónico nem comercial, desses que costumam aparecer frenquentemente nos EUApara depois desaparecerem completamente), mas dado o estilo e a postura da banda, o sucesso era relativamente significativo.
Faz hoje 15 anos e em plena febre grunge que os Sonic Youth visitaram pela primeira vez Portugal para um concerto na Praça de Toiros do Campo Pequeno, a primeira parte foi feita pela banda do Tó Trips, os Lulu Blind. Assistiram a este concerto 6.000 pessoas e foram feitas 1.250 cópias em disco autorizado pelos Sonic Youth. Regressaram a 8 de Agosto de 1998 ao Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar. No ano seguinte, a 19 de Fevereiro estiveram na Aula Magna, Lisboa. No dia 14 de Julho de 2000 foram ao Festival de Vilar de Mouros. A 25 de Maio de 2003 foram ao Coliseu de Lisboa. No ano passado, a 15 de Agosto estiveram presentes no Festival de Paredes de Coura.
Artigos relacionados: Since 1988
Sem comentários:
Enviar um comentário