terça-feira, 4 de março de 2008

Fundação Atlântica


Esta foi a primeira editora independente Portuguesa, fundada em 1982 pelo Pedro Ayres Magalhães, Miguel Esteves Cardoso e Ricardo Camacho, entre outros, que, infelizmente, por falta de gestão financeira, encerrou passado dois anos, deixando uma obra que neste momento é bastante valorizada e procurada pelo mercado coleccionista. A Emi-Valentim de Carvalho ficou com todo o catálogo, reeditando posteriormente alguns trabalhos em formato CD.
Para além de ter editado bandas portuguesas, esta editora foi mais longe porque devido à amizade existente entre Miguel Esteves Cardoso e Tony Wilson (Factory Records), editou também bandas inglesas. A obra deixada é praticamente constituida por discos de culto. Dos Portugueses quero destacar o primeiro trabalho dos Sétima Legião "A um deus desconhecido"(LP1984) e a estreia a solo de Paulo Pedro Gonçalves dos Heróis do Mar, com os "Rapazes de Lisboa"(7"1984). Dos Ingleses destaco Durutti Column que, depois da passagem pelo festival Vilar de Mouros 82, grava "Amigos em Portugal"(LP1983), Quando Quango com o maxi "Love Tempo"(12"1984), um intemporal tema de dança, The Wake "Talk about the past"(12"1984), banda de Bobby Gilespie que mais tarde iria ser baterista dos Jesus & Mary Chain e fundar os Primal Scream, Young Marble Giants em parceria com os projectos paralelos The Gist e Weekend gravam o indispensável "Nipped in the bud"(LP1984), The Raincoats "Moving"(LP1984) colectivo feminino que tinha como líder a Portuguesa Ana da Silva e como fã Kurt Cobain e para terminar Virginia Astley "From gardens where we feel secure"(LP1985)aquele que penso ter sido o último trabalho editado antes do fecho.

Ricardo Camacho juntou-se aos Sétima Legião, Miguel Esteves Cardoso torna-se escritor e Pedro Ayres Magalhães que nesta altura ainda pertencia aos Heróis do Mar, começou a ensaiar com Rodrigo Leão (Sétima Legião) um novo projecto musical ao qual chamariam MADREDEUS.

Sem comentários: