terça-feira, 30 de setembro de 2008

Discos Twenty Years - R.E.M. "Green"



Os norte-americanos R.E.M.(rapid eye movement), surgiram em 1980, em Athens (Geórgia). Peter Buck convidou Michel Stipe para formar a banda e logo depois entraram Mike Mills e Bill Berry. A primeira apresentação da banda foi numa igreja abandonada em Athens.
Apesar de terem lançado grandes álbuns pela editora IRS, fizeram sucesso apenas nas conhecidas "college radio" e respectivas universidades, onde faziam concertos nos bares, teatros e ginásios.
Esses primeiros discos trazem músicas que se tornaram clássicos na trajectória dos R.E.M.. "radio free europe" e "talk about the passion", do primeiro álbum, "Murmur"(1983); "7 chinese brothers" e"so. central rain" de "Reckoning"(1984); "driver 8" de "Fables of the Reconstruction"(1985); "fall 0n me" de "Life's Rich Pageant"(1986).
Em 1987, com o lançamento de "Document", quinto álbum da banda, as coisas começaram a mudar e a imprensa especializada não economizou elogios à banda, facto que ajudou à assinatura de um novo contracto discográfico com a editora multinacional Warner.
Em 1988 foi lançado este trabalho "Green" onde a banda não repete o brilho do álbum anterior, mas continua a compôr grandes músicas, variando entre a energia corrosiva de "orange crush", da alegria de "stand" até a densa magia folk de "world leader pretend" e o pesadelo de "i remember california". Não que este seja um disco fraco, mas como o próprio nome indica faltou amadurecer um pouco mais.


Mas foi com "Out of Time" de 1991 e com a música "losing my religion", que a banda adquiriu fama no planeta e estatuto de super banda.
Para os vêr ao vivo tive que sair de Portugal e se não estou errado a única vez que visitaram o nosso País foi para actuar no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 7 de Janeiro de 2005, num concerto que abriu a digressão europeia de apresentação do álbum "Around the Sun"(2004).

1 comentário:

M.A. disse...

Houve um concerto dos R.E.M. agendado para Portugal em meados dos 90s (94 ou 95, não sei ao certo), com 1.ª parte dos Oasis e dos Belly, quando os 1.ºs ainda não eram mega-estrelas.
Salvo erro, foi cancelado devido aos problemas de saúde do Bill Berry.