terça-feira, 11 de novembro de 2008

Discos Twenty Years - The Sisters of Mercy "Dominion" e "Lucretia my Reflection"


Os Sisters of Mercy foram formados em 1980, em Leeds, Inglaterra, por Andrew Eldritch, originalmente na bateria e Gary Marx na guitarra, contudo, teve como membros realmente fixos apenas Eldritch e o omnipresente Doktor Avalanche que na verdade era um equipamento de bateria digital que aparece creditado em todos os trabalhos da banda como o seu "baterista oficial". O nome da banda foi retirado de uma música de Leonard Cohen que faz referência a uma ordem de freiras católicas. O percurso da banda, foi bastante acidentada, cheia de egocentrismos e disputas judiciais.
Em 1981, Eldritch percebe que tocar bateria não era assim tão fácil como imaginava e troca as baquetas pelos vocais ficando a percussão entregue a uma bateria electrónica, o tal famoso Doktor Avalanche. Gary Marx concentrou-se na guitarra e Craig Adams é convidado para assumir o baixo da banda. No final do ano Benn Gun é recrutado como segundo guitarrista.
Em 1984, Benn Gun deixa o grupo, e é substituído por Wayne Hussey.
Em 1985, "First And Last And Always", o esperado álbum de estréia da banda é editado e alcança, de imediato, a vigésima posição do top inglês. Este trabalho mostra a melhor formação da banda e uma selecção de músicas clássicas compostas principalmente por Wayne Hussey, mas Eldritch continuou a escrever todas as letras, mantendo-se o líder e é aqui que começa a tensão na banda que ia aumentando com o tempo e foi piorando em virtude de Hussey querer também fazer as letras para as músicas, deixando Eldritch furioso.
Como consequência, em 1986, Marx abandona a banda e passado algum tempo Adams e Hussey seguem-lhe o exemplo, comprometendo-se a não utilizarem o nome Sisters of Mercy. Entretanto Adams e Hussey após tentarem, sem sucesso, um contracto com editoras, decidem apelar à magia do antigo nome e fundam os The Sisterhood chegando mesmo a fazer alguns concertos ao vivo, mas a utilização deste nome deixa Eldritch extremamente irritado, pois considerava-o uma quebra do acordo. Porém, judicialmente falando, ele não poderia fazer nada para o evitar e decide então colocar um fim na pretensão dos antigos colegas, tornando-se os The Sisterhood primeiro, e assim lança com este nome um single intitulado "Giving Ground" que sai pela Merciful Release, a editora dos Sisters. Curiosamente neste trabalho e no que viria a seguir, "Gift" (uma palavra alemã para veneno), Eldritch não canta, mas muitos confundiram a gravíssima voz de Lucas Fox com a sua. Desta forma, Wayne Hussey e Craig Adams não tiveram escolha e trocaram o nome para The Mission.
Em 1987, para fazer parte da nova formação dos Sisters, Eldritch convida Patricia Morrison (ex-Bags, Fur Bible e Gun Club) para ser a nova baixista do grupo e em novembro, é lançado o segundo álbum dos Sisters of Mercy, "Floodland", que é aclamado mundialmente, por público e crítica. No tempo em que ficou aparentemente afastado da cena musical, Eldritch na verdade dedicou-se de corpo e alma a este projecto, que com um estilo bem diferente do disco anterior, traz verdadeiros hinos como “Dominion”, “Mother Rússia” e “This Corrosion”.

Em 1988 são lançados estes dois singles, "Dominion" que alcança a 13ª posição do top inglês e "Lucretia My Reflection" que atinge a 3ª posição. Mais uma vez falo de 2 edições históricas, bastante raras, pois são provavelmente os primeiros CD-single em formato 3".





Em 1990, os Sisters of Mercy, lançam aquele que é até à data o último álbum da carreira, "Vision Thing" e têm continuado activos apenas para concertos ao vivo e edições de singles, das quais destaco a nova versão da música "Temple of Love", que em 1992 ganha força com a participação vocal de Ofra Haza . A 18 de Julho de 1999, vêm pela primeira vez a Portugal como cabeça de cartaz do Festival Ilha do Ermal. A 17 de Março de 2001 vêm ao Coliseu da capital da cultura. Este ano regressaram a 17 de Julho para participar no Festival Marés Vivas de V.N.Gaia. No próximo dia 16 de Março de 2009, o Coliseu dos Recreios de Lisboa vai recebê-los para mais um concerto.

1 comentário:

Excelentissimo disse...

a fazer uma biografia, ao menos informe-se correctamente.
Por exemplo, 1ª actuação em Portugal, foi a 27/02...1991.Tenho o bilhete na mão!