segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Discos Twenty Years - Swans "Love Will Tear Us Apart"


Os Swans foram uma influente banda americana de rock experimental e pós-industrial que emergiu do movimento No Wave de Nova York. Foi formada em 1982 e liderada pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Michael Gira. A banda manteve a sua actividade até 1997 e para além de Gira, os únicos outros membros constantes foram a cantora e teclista Jarboe, e também o guitarista Norman Westberg.


A banda encontrou o seu pico criativo em 1987 com o álbum "Children of god". Em 1988 gravaram este Maxi que foi um dos mais distintos lançamentos dos Swans e ao mesmo tempo um dos mais controversos. Embora houvesse uma influência clara dos Joy Division no primeiro EP dos Swans, não seria motivo suficiente para a banda gravar duas versões separadas, cantadas por Gira e Jarboe, do "Love will tear us apart" que constituiu uma autêntica surpresa. Sobre as duas versões podemos dizer que a da Jarboe (Black version) é mais ajustada aos versos líricos arruinados, ajudados pela sua voz profunda e tristemente bela, acompanhada por uma viola acústica e teclados. A versão de Gira (Red version) é um pouco mais forte mas segundo palavras dele, "um dos piores momentos dos Swans".





Nos últimos anos Michael Gira não tem estado parado, formou uma nova banda, os The Angels of Light que o acompanharam na sua estreia em Portugal no dia 30 de Março de 2002 na Casa do Artista em Lisboa. Este ano Gira regressou a Portugal para 2 concertos dia 24 e 25 de Fevereiro, no Teatro Miguel Franco de Leiria e Cinema Nimas em Lisboa respectivamente. Criou uma editora, a Young God Records, que se tem preocupado em descobrir novos talentos sendo Devendra Bahnart, o maior exemplo.

Sem comentários: