sábado, 15 de novembro de 2008

Discos Twenty Years - The Mission "Children"



Depois de saírem dos Sisters o Mercy e ultrapassado o incidente Sisterhood, a dupla Wayne Hussey e Craig Adam criaram os The Mission no final de 1985, na cidade de Leeds, Inglaterra. Hussey que nos Sisters era guitarrista passou a ser o vocalista e Craig continuou no baixo. Para completar a banda convidaram Simon Hinkler para a guitarra e Mick Brown para a bateria e fazem a sua primeira apresentação ao vivo no Electric Ballroom, em Londres.
No início de 1986 fazem a primeira digressão europeia como banda suporte dos Cult e em julho do mesmo ano assinaram contracto com a editora Phonogram Records onde lançam o seu primeiro single "Stay With Me". Em setembro lançam "God's Own Medicine", o primeiro álbum que inclui os clássicos "Wasteland" e "Severina". Em algumas faixas os backing vocals contaram com a participação de Julianne Regan, vocalista da banda All About Eve.

Em 1987 os The Mission realizaram uma digressão pela Europa e América. A popularidade da banda e o sucesso alcançado dá origem a um convite para tocar no festival de Reading como cabeças de cartaz. Ainda neste ano são banda suporte dos U2 durante a tour europeia "The Joshua Tree" e iniciam as gravações do segundo álbum, provisoriamente chamado "Children On Heat In America", uma colectânea de singles e lados B que acabou sendo lançada com o nome de "The First Chapter".

Em 1988 lançam este "Children", o famoso álbum que contou com a produção de John Paul Jones, guitarrista dos Led Zeppelin. Este disco segue o exemplo de "God's Own Medicine" e também foi ouro na Inglaterra. Após o lançamento do álbum realizaram uma digressão mundial que passou por Portugal nos dias 11 de novembro (Pav.Belenenses) e 12 de Novembro(Pav.Antas). O single "Tower Of Strength” torna-se num sucesso mundial.



Devido a problemas com a editora, apenas no início de 1990, é lançado o álbum "Carved In Sand" de onde são extraídos os singles "Butterfly On A Wheel", "Deliverance" e "Into The Blue".As músicas que sobraram das gravações de "Carved In Sand" são lançadas em um novo álbum chamado "Grains Of Sand".

Em 1992 é lançado "Masque", um álbum com influências electrónicas e de dance music, que é, sem dúvida, uma significativa mudança de estilo da banda. Este disco foi um fracasso e provocou atritos na banda que sofreu profundas alterações com a saída de todos os membros originais. Os The Mission passaram a ser Wayne Hussey com músicos convidados e é neste cenário que é lançado em 1995 "Neverland" e em 1996 "Blue" ao qual se seguiu o anúncio oficial do final da banda.
Três anos depois, em 1999, Wayne Hussey ressuscita a banda, edita novas versões de temas antigos e começa a fazer digressões promocionais que comtemplam uma visita ao Paradise Garage, em Lisboa, no dia 27 de novembro. Em maio de 2000 os Mission regressaram a Portugal para 3 concertos nas cidades de Aveiro, Porto e Lisboa. No ano de 2002 e 2003, como artista a solo, munido apenas de uma guitarra acústica e um piano, fez uma longa digressão que teve várias datas em Portugal:

2002- 27.11 e 28.11 Porto (O Meu Mercedes..); 29.11 Coimbra (Le Son); 30.11 Lisboa (Paradise Garage) ; 2003- 29.10 Guarda (Auditorium).

A 25 de outubro de 2005 regressaram novamente ao Paradise Garage, e no dia seguinte visitaram o Hard Club. Este ano, dia 24 de outubro, Hussey esteve no Tuatara em Lisboa.

Sem comentários: