segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Discos Twenty Years - Bauhaus "The Singles 1981-1983"


Apenas cinco anos foram suficientes para colocar a banda Bauhaus na história da música independente inglesa. Apesar de ter gerado alguma discussão, o rótulo de banda gótica sempre perseguiu a banda. O que pode ter contribuído para essa classificação foi a música, "Bela Lugosi’s Dead", que foi inspirada na morte do actor que interpretou Drácula no cinema, na década de 30.

A banda foi formada em 1978 em Northampton, na Inglaterra pelos irmãos David Jay e Kevin Haskins, Daniel Ash e Peter Murphy que entrou como vocalista principal sem nunca ter cantado em outra banda. No ínicio o nome da banda era Bauhaus 1919. O nome era uma referência à fundação da Bauhaus - Escola de Arquitetura e Desenho Industrial na Alemanha, fechada pelos nazis em 1933. Depois de algumas apresentações ao vivo, tiraram a data para assinar somente Bauhaus. Com um ano de vida, a banda gravou o primeiro single, pela Small Wonder, "Bela Lugosi’s Dead".
Em 1980, os Bauhaus lançaram os singles "Dark Entries", "Telegram Sam" e "Terror Couple Kill Colonel", pela Axis Records, que mais tarde muda o nome para 4AD. Em outubro do mesmo ano, é editado o primeiro longa duração da carreira, "In The Flat Field". No ano seguinte editam pela Beggar's Banquet o segundo disco, “Mask”, que foi considerado pela crítica um trabalho mais maduro e menos experimental. Em 1982, foram convidados a participar no filme "The Hunger" ao lado de David Bowie e Catherine Deneuve. O single "Ziggy Stardust", uma cover do David Bowie, dá-lhes grande projecção e de volta ao estúdio, lançaram, ainda em 1982, o disco “The Sky’s Gone Out”. No principio do ano de 1983 Peter Murphy contraiu uma pneumonia que o impediu de participar nas sessões de gravação do quarto álbum e consequentemente, o disco apresentou contribuições substanciais de Daniel Ash e David J.. Depois da recuperação de Murphy , a banda faz uma digressão no Japão e regressa a Inglaterra para promover o quarto álbum "Burning From the Inside". Em Julho do mesmo ano os Bauhaus acabam.
Logo depois, a editora aproveitou o sucesso da banda e lançou uma colectânea com 6 músicas (The Passion of Lovers / Kick In the Eye / Spirit / Ziggy Stardust / Lagartija Nick / She's In Parties) chamada “The Singles 1981-1983” que em 1988 é reeditada mas desta vez em formato CD. Este picture CD é um disco raro e é uma das primeiras edicões compactas da Beggar´s Banquet e também de toda a industria discográfica.

Em 1998 para comemorar os 20 anos da banda, esta reune-se e organiza a "resurrection tour" que passa pelo Coliseu do Porto no dia 15 de Novembro e escolhe o Coliseu dos Recreios em Lisboa para a encerrar no dia 16 de Novembro. Em 2006 os Bauhaus voltam a visitar Portugal com a "Near the Atmosphere Tour" só que desta vez os papeis invertem-se e é o Coliseu do Porto que encerra esta digressão no dia 17 de Fevereiro depois do Coliseu de Lisboa os receber no dia anterior. Ainda em 2006 eles são cabeça de cartaz do Festival Paredes de Coura onde actuaram no dia 18 de Agosto.
Este ano e passados 25 anos a banda regressou com mais um disco de estúdio, "Go Away White", que foi gravado em 18 dias e que parece ser o trabalho de despedida.

Sem comentários: