sábado, 1 de novembro de 2008

Discos Twenty Years - Peter Murphy "Love Hysteria"

Peter John Murphy , nasceu em 11 de Julho de 1957 perto de Northampton, em Inglaterra. Foi, tem sido e será o vocalista da mítica banda Bauhaus. Desde 1983 tem feito um percurso a solo recheado de êxitos. Em 1984 forma o projecto Dali´s Car, com o ex-Japan Mick Karn. O álbum "The Waking Hour", o primeiro e único fruto da colaboração entre os dois é lançado em 1984.
Em 1985, Murphy mostra-se pela primeira vez a solo, ao criar uma versão de "The Light Pours of Me", um tema original dos Magazine, para a compilação "The State of Things" editada pela Beggars Banquet.
"Should the World Fail to Fall Apart", é o seu primeiro trabalho de longa duração, editado em 1986. O disco, que contou com a participação de músicos convidados, confirmou os créditos de Murphy no seio do estilo alternativo, e ajudou a consolidar uma vasta legião de fãs.
Este "Love Hysteria", de 1988, foi a sua criação mais elegante que lhe permitiu libertar-se da sombra Bauhaus . Dele faz parte o fantástico single "All Night Long", uma das escolhas do meu Top Ten 1988, "Indigo Eyes", "Dragnet Drag", "Blind Sublime", a balada "Time Has Got Nothing to Do With It" e uma cover de "Funtime" dos seus velhos heróis Iggy Pop e David Bowie. A "The Love Hysteria Tour" traz Peter Murphy pela primeira vez a Portugal no dia 27 de Julho de 1988. O concerto foi realizado no Teatro Rivoli, Porto, que na altura funcionava como dancetaria, onde um fosso em frente ao palco funcionava como pista de dança. Para este concerto foi necessário cobri-lo com um estrado em madeira que aos primeiros acordes do "Kick in the eye" cede com o peso mas não provoca feridos graves. A noite termina com um Peter Murphy eufórico, a cantar e a tocar guitarra numa das janelas do Rivoli para alguns fans que o iam aplaudindo na rua. Um deles ainda deve guardar a camisola que Murphy usou neste dia porque antes de ele fechar a janela ela aparece a voar...
Em 1990, surge com o álbum mais conhecido da carreira, "Deep" donde é retirado o single "Cuts you up" que é o seu maior sucesso e foi um dos maiores êxitos daquele ano. Nos dias 21 e 22 de Setembro de 1990 Murphy regressou a Portugal para apresentar a "Strange kind of love tour" desta vez nos Coliseus de Lisboa e Porto respectivamente. Segue-se"Holy Smoke" em 1992 e "Cascade" em 1995, ano que, sem ter certeza absoluta, o traz mais uma vez a Portugal onde para além dos Coliseus toca também no Theatro Circo de Braga no dia 22 de Outubro. Em 2001 edita o seu primeiro disco ao vivo "Alive just for love" e em 2002, é editado "Dust", álbum que recolhe influências da música oriental, o que se deve, em grande parte, ao facto de Peter Murphy viver desde 1992 em Ankara, na Turquia. No dia 3 de Agosto o Festival do Sudoeste recebe-o para mais um concerto. Em 2005, edita "Unshattered", o seu último disco até agora, que apresentou ao vivo no Festival de Vilar de Mouros no dia 29 de Julho. No ano passado esgotou o Pavilhão Municipal de Gaia no dia 30 de Novembro. Este ano no dia 17 de Julho tocou no Festival Marés Vivas e hoje Peter Murphy actua no Coliseu dos Recreios, em Lisboa e amanhã apresenta-se no Coliseu do Porto.
Para terminar não vou aqui dizer que Peter Murphy já merecia uma casa em Portugal, mas mostrar outra faceta dele pouco conhecida. Sabiam que ele em 1982 foi modelo publicitário?
Vejam:



Artigos relacionados: Since 1988

1 comentário:

sakiko wang disse...

mil-nove-cinquenta e sete foi um ano e tanto. tomara mil-nove-sete-seis chegar aos calcanhares de tão irrepetível colheita : ) *