segunda-feira, 28 de julho de 2008

Discos Twenty Years: The Jesus and Mary Chain "Barbed Wire Kisses"



Fundados em 1984, os The Jesus and Mary Chain são os irmãos William e Jim Reid, que nasceram em Glasgow na Escócia e passaram a sua juventude a ouvir Velvet Underground, Stooges, Ronettes, Beach Boys e Sex Pistols.
Depois de saír dos The Wake, foi Bobby Gillespie (que substituiu o primeiro baterista , Murray Dalglish) quem mostrou uma demo-tape da banda ao empresário Alan McGee, fundador da Creation Records (uma das mais influentes editoras do Reino Unido). O entusiasmo de Alan McGee pela demo-tape foi tão grande que os The Jesus And Mary Chain tornaram-se uma das primeiras apostas deste recém criado selo.
As primeiras apresentações dos The Jesus and Mary Chain na capital britânica eram recheadas de incidentes. Depois de horas de atraso, a banda subia ao palco (normalmente mostrando um indisfarçável consumo de álcool) e dava as costas ao público, virando-se para os amplificadores. Depois de 15 minutos de barulheira poderiam ser reconhecidos alguns acordes da música que eles estavam a tocar (normalmente "Jesus Fuck", uma das favoritas da época). Muitas vezes aconteciam sessões de pancadaria entre o público e em vez de acabar com um "bis", as primeiras apresentações dos Mary Chain acabavam com a chegada da polícia.
No fim de 1985 foi lançado o LP "Psychocandy", que continha todos os singles editados até á altura (excepto "Upside Down"), e mais algumas músicas com a mesma qualidade. Este disco é definitivamente um clássico. Os Mary Chain regressaram em 1987 com o lançamento de "Darklands". O novo disco dispensava um pouco o barulho, realçando mais as melodias com arranjos mais limpos e uso de bateria electrónica. A repercussão do disco foi bastante curiosa, enquanto que os críticos consideraram "Darklands" um trabalho bem inferior ao "Psychocandy", a verdade é que este disco foi o de maior sucesso da sua carreira, atingindo o 5º lugar do Top Inglês, principalmente graças ao single "April Skies", igualmente o maior hit da carreira da banda.
Mesmo com tão pouco tempo de carreira, os The Jesus and Mary Chain já possuíam, em 1988, sobras de estúdio, lados B e raridades suficientes para uma colectânea. E foi assim que surgiu "Barbed Wire Kisses", disco obrigatório para quem acompanha a carreira dos Mary Chain. Entre as músicas deste álbum, destaca-se uma cover/paródia de "Surfin' USA" dos Beach Boys, influência decisiva no som dos irmãos Reid. Uma dupla homenagem a Bo Diddley com os temas "Who Do You Love" e "Bo Diddley is Jesus"e uma cover ao vivo do "Mushroom" dos Can. Deste álbum faz ainda parte o tema "Sidewalking", uma das melhores músicas de sempre dos The Jesus and Mary Chain, também editado na versão maxi-single, fazendo parte do meu Top Ten 1988. Este maxi-single, para além de ter 2 versões do "Sidewalking" (a extended e a short), tinha no lado B duas músicas ao vivo, "Taste of Cindy" e "April Skies".
No próximo dia 9 de Dezembro faz vinte anos que os The Jesus and Mary Chain visitaram pela primeira vez o Porto para um concerto no Pavilhão Infante Sagres onde regressaram passados 4 anos no dia 25 de Abril de 1992. No dia 8 de Julho de 1995 fazem parte do 1º Festival Super Bock Super Rock. Em Maio de 1996 regressam a Portugal para tocar nas queimas de Coimbra (05-05), Braga (07-05) e Porto (09-05). No passado ano, a 4 de julho regressaram a Lisboa para participar uma vez mais no Festival Super Rock Super Bock.

Artigos relacionados: Since 1988, Fundação Atlântica, Ultra Vivid Scene.

2 comentários:

Barbed Wire disse...

Sem sombra de dúvida, a melhor colectânea de lados B de todos os tempos!

Barbed Wire disse...

I'm going back to a happy place
All my life I've lived to taste
Someone else's flavours on my tongue

Cherry take me back to the start of it all
Where everyone's up then everyone falls
Almost could destroy me with her kiss

Oh, I wish that I could feel
And I feel too real
For this grey moat
And me, I'm drifting like the sun
Down on everyone, the TV sky

Save me
Come and save me
Come on touch me
Come on and touch me
Come on hold me
Come on and hold me
I live my life for something I can't see
Let me take you in my summer dream