segunda-feira, 7 de julho de 2008

Discos Twenty Years - The Lemonheads "Creator"


Evan Griffith Dando formou os The Lemonheads com 2 amigos da Escola Superior de Boston (Ben Deily e Jesse Peretz) no Inverno de 1986. A história de "Creator", lançado em 1988 pela Taang! records, pertence à primeira fase desta banda que no início era um trio punk pop mas ao longo dos anos, torna-se num trampolim para o seu vocalista. O seu visual e uma voz quente, tornaram Evan Dando um ídolo adolescente do início dos anos 90, quando o sucesso dos Nirvana deu visibilidade a uma série de bandas alternativas.
A segunda fase inicia-se quando os The Lemonheads assinam contrato com a Atlantic Records e gravam "Lovey"(1990), "It's A Shame About Ray"(1992), "Come On Feel The Lemonheads"(1993) e "Car Button Cloth"(1996), todos eles, com mais ou menos sucesso, são constituidos por melodias simples e orelhudas que cativaram imediatamente o público. Esta é a fase de maior projecção para Evan Dando que passou a ser figura mediática nas revistas e ganhou status de celebridade pop-rock. Durante este período, é convidado para participar como actor no "Reality Bites", primeiro filme realizado pelo actor Ben Stiller.

À terceira fase pertencem o excesso de drogas e álcool que provocam o afastamento de Evan Dando que, depois de um período menos bom e resolvidos os seus problema pessoais, foi reunindo lentamente canções que ia compondo sozinho, ou em parceria com amigos, como são os casos de Chris Brokaw (músico bem conhecido na cidade do Porto, pois já deu 2 concertos n´"O meu Mercedes..."), Ben Lee, Jon Brion, sua companheira Elisabeth e os Calexico, velhos cúmplices que participam no álbum a solo “Baby I’m Bored”(2003). Em 2006, Evan Dando ressuscitou os The Lemonheads e edita o álbum homónimo em dezembro, que foi bem recebido pela crítica e pelos "velhos" fãs.

A banda de Evan Dando actua no próximo dia 3 de Agosto no festival minhoto "Paredes de Coura" e visitou o Coliseu de Lisboa no dia 5 de Junho de 1994. Um dia de boa memória onde eu, o Diogo e a Sandrinha, depois de termos ido vêr o "Naked" do Mike Leigh, acabamos por conhecer pessoalmente Evan Dando que passeava nas ruas de Lisboa horas antes do concerto, que na primeira parte contou com a surpreendente actuação da banda da brasileira Isabel Monteiro, Drugstore.

Sem comentários: