Os Heróis do Mar foram uma banda pop rock, formada em 1981 por, Paulo Pedro Gonçalves (guitarra), Carlos Maria Trindade (teclas), Tozé Almeida (bateria), Pedro Ayres Magalhães (baixo) e Rui Pregal da Cunha (voz).
A escolha do nome Heróis do Mar, retirado do hino nacional, não foi casual, todos os pormenores foram pensados, tal como a opção por um visual futurista, militarista e por letras simples que projectavam um imaginário cultural nostálgico de Portugal. Houve, até, quem os acusasse de neofascistas ou neonazis. O seu estilo musical, ainda que próximo de algumas fontes portuguesas ia beber ao fenómeno neo-romântico que despontava em Inglaterra liderado por bandas como os Spandau Ballet ou os Duran Duran.
Os cinco Heróis estão também envolvidos no último disco de António Variações "Dar e Receber", onde todos tocam. Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade assinam a produção e os arranjos. São eles também que acompanham António Variações nos seus últimos dias.
Em 1983 a revista inglesa "The Face" considera os Heróis do Mar o melhor grupo de Rock da Europa. O "Amor" torna-se no primeiro Maxi-single da história da música Portuguesa e como single é também o primeiro Disco Platina.
Em 1988 com o álbum "Heróis do Mar IV", já sem Tózé Almeida, meses mais tarde, os Heróis acabam e seguem cada um o seu rumo, terminando desta forma um projecto que revolucionou e inovou. A história da banda é revisitada no documentário "Brava Dança", de Jorge Pereirinha Pires e José Pinheiro em Abril de 2007.
Artigos relacionados: Os dias da MadreDeus, Fundaçao Atlântica
1 comentário:
Boas. A colagem que (invariavelmente) se fez dos Heróis do Mar aos Duran Duran ou Spandau Ballet sempre me pareceu abusiva e redutora. Mas, como tudo, são apenas opiniões. O que é um facto é que "Amor" não é o primeiro maxi-single da música portuguesa: em 1978, quatro anos antes, os Arte & Ofício já tinham publicado "Come Hear The Band/O Carcarejo da Galinha"... Um abraço.
Enviar um comentário