segunda-feira, 14 de abril de 2008

Discos Twenty Years: The Wolfgang Press "Bird wood cage"



Este é provavelmente o álbum mais vendido deste trio londrino formado em 1983 por Michael Allen(voz), Andrew Grey(guitarra) e Mark Cox(teclados) e é também mais uma das pérolas da editora 4AD.

Depois do primeiro álbum "The Burden Of Mules"(1983), os Wolfgang Press iniciam um trabalho que conta com a colaboração de um dos senhores "anos 80", tal foi a quantidade de trabalhos por ele produzidos, falo de Robin Guthrie que assina a produção imaculada de três Ep´s, "Scarecrow", "Sweatbox" e "Water" que em 1985 são compilados com o nome "The Legendary Wolfgang Press and Other Tall Stories", com alguns temas remisturados e reeditados na sua forma original. Um ano depois segue-se "Standing up Straight" que contém um dueto com a voz feminina mais requisitada de todos os tempos, Elizabeth Fraser, no tema "I am the crime".

"Bird Wood Cage"(1988) torna-se, para mim, o disco obrigatório desta banda que ao longo dos seus trabalhos foi experimentando novas fórmulas sonoras. Neste demonstram maturidade e testam novos ingredientes. Pela primeira vez, é utilizado um coro feminino no single "King of soul", no poderoso "Kansas" é incluído o efeito wah-wha e elementos de dub reggae são detectados no tema"Hang On Me (For Papa)".

Sem comentários: