sábado, 1 de novembro de 2008

Top Ten 1988: Peter Murphy "All Night Long"

Discos Twenty Years - Peter Murphy "Love Hysteria"

Peter John Murphy , nasceu em 11 de Julho de 1957 perto de Northampton, em Inglaterra. Foi, tem sido e será o vocalista da mítica banda Bauhaus. Desde 1983 tem feito um percurso a solo recheado de êxitos. Em 1984 forma o projecto Dali´s Car, com o ex-Japan Mick Karn. O álbum "The Waking Hour", o primeiro e único fruto da colaboração entre os dois é lançado em 1984.
Em 1985, Murphy mostra-se pela primeira vez a solo, ao criar uma versão de "The Light Pours of Me", um tema original dos Magazine, para a compilação "The State of Things" editada pela Beggars Banquet.
"Should the World Fail to Fall Apart", é o seu primeiro trabalho de longa duração, editado em 1986. O disco, que contou com a participação de músicos convidados, confirmou os créditos de Murphy no seio do estilo alternativo, e ajudou a consolidar uma vasta legião de fãs.
Este "Love Hysteria", de 1988, foi a sua criação mais elegante que lhe permitiu libertar-se da sombra Bauhaus . Dele faz parte o fantástico single "All Night Long", uma das escolhas do meu Top Ten 1988, "Indigo Eyes", "Dragnet Drag", "Blind Sublime", a balada "Time Has Got Nothing to Do With It" e uma cover de "Funtime" dos seus velhos heróis Iggy Pop e David Bowie. A "The Love Hysteria Tour" traz Peter Murphy pela primeira vez a Portugal no dia 27 de Julho de 1988. O concerto foi realizado no Teatro Rivoli, Porto, que na altura funcionava como dancetaria, onde um fosso em frente ao palco funcionava como pista de dança. Para este concerto foi necessário cobri-lo com um estrado em madeira que aos primeiros acordes do "Kick in the eye" cede com o peso mas não provoca feridos graves. A noite termina com um Peter Murphy eufórico, a cantar e a tocar guitarra numa das janelas do Rivoli para alguns fans que o iam aplaudindo na rua. Um deles ainda deve guardar a camisola que Murphy usou neste dia porque antes de ele fechar a janela ela aparece a voar...
Em 1990, surge com o álbum mais conhecido da carreira, "Deep" donde é retirado o single "Cuts you up" que é o seu maior sucesso e foi um dos maiores êxitos daquele ano. Nos dias 21 e 22 de Setembro de 1990 Murphy regressou a Portugal para apresentar a "Strange kind of love tour" desta vez nos Coliseus de Lisboa e Porto respectivamente. Segue-se"Holy Smoke" em 1992 e "Cascade" em 1995, ano que, sem ter certeza absoluta, o traz mais uma vez a Portugal onde para além dos Coliseus toca também no Theatro Circo de Braga no dia 22 de Outubro. Em 2001 edita o seu primeiro disco ao vivo "Alive just for love" e em 2002, é editado "Dust", álbum que recolhe influências da música oriental, o que se deve, em grande parte, ao facto de Peter Murphy viver desde 1992 em Ankara, na Turquia. No dia 3 de Agosto o Festival do Sudoeste recebe-o para mais um concerto. Em 2005, edita "Unshattered", o seu último disco até agora, que apresentou ao vivo no Festival de Vilar de Mouros no dia 29 de Julho. No ano passado esgotou o Pavilhão Municipal de Gaia no dia 30 de Novembro. Este ano no dia 17 de Julho tocou no Festival Marés Vivas e hoje Peter Murphy actua no Coliseu dos Recreios, em Lisboa e amanhã apresenta-se no Coliseu do Porto.
Para terminar não vou aqui dizer que Peter Murphy já merecia uma casa em Portugal, mas mostrar outra faceta dele pouco conhecida. Sabiam que ele em 1982 foi modelo publicitário?
Vejam:



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quarta-feira, 29 de outubro de 2008

20 YEARS PARTY PEOPLE (PART VIII)

A oitava edição do "20 years" regressa na próxima sexta-feira, dia 31 de Outubro, onde vou têr a companhia do meu amigo António Barroso.

O Barroso é jornalista de profissão. Iniciou a sua carreira nas Rádios-Piratas, que é um facto comum a grande parte dos Jornalistas que na metade da década de 80 tinham idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Que saudades desses tempos, éramos míudos que com muitos poucos recursos e muita carolice fazíamos rádio como já não se faz, aliás, este tema dava pano para mangas tais são as pobres referências históricas sobre este movimento e a sua importância para o desemvolvimento da informação local e divulgação musical. Durante a década de 90 passou pelas redacções do Jornal de Notícias, 1º de Janeiro, Correio da Manhã e Rádio Comercial Norte. De 2000 a 2005 foi editor de desporto do jornal mais antigo de Portugal continental, O Comércio do Porto, que acabou por falta de viabilidade económica. Presentemente trabalha na área de comunicação do "famoso" Pelouro da Cultura da C.M.V.N.Gaia.

Mas afinal o que é que os Joy Division têm a vêr com o F.C.Porto? a resposta podem encontrá-la aqui e é uma das razões pelas quais ele é um dos meus convidados.

sábado, 25 de outubro de 2008

HOMENAGEM - John Peel


John Peel foi um popular e influente DJ que trabalhou quase toda a sua vida como locutor de rádio na BBC. Foi responsável pelo lendário programa "Peel Sessions", onde bandas como os Joy Division, The Fall até aos mais novos como os Interpol e Yeah Yeah Yeahs fizeram apresentações ao vivo, que acabaram muitas vezes em disco. Foram tantas as bandas que basta pensar numa qualquer, conhecida ou desconhecida, desde o reggae ao punk rock, já que ele era também conhecido pelo seu eclético gosto musical. Houvessem mais pessoas como ele...
"Teenage Kicks" dos Undertones era a sua música preferida e hoje vai ser também a minha.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Discos Twenty Years - Soundgarden "Ultramega Ok"


Os Soundgarden foram uma das principais bandas do movimento grunge. Formados em 1984 na cidade de Seattle por Hiro Yamamoto (baixo), Kim Thayl (guitarra), Chris Cornell (vocais) e Scott Sundquist (bateria). Em 1986, Scott Sundquist saiu da banda, deixando o seu lugar para Matt Cameron. Em 1987, os Soundgarden lançam o seu primeiro EP, "Screaming Life", pela recém-fundada editora SubPop e em 1988 lançam outro EP, "Fopp". No entanto este "Ultramega Ok" de 1988, que é o primeiro álbum dos Soundgarden foi lançado pela editora SST. É um excelente disco de estréia, que possui como destaque uma cover de John Lennon, "One Minute of Silence".
Ainda em 1988, eles trocam novamente de editora e assinam com a A&M Records. O primeiro disco por este selo é "Louder Than Love", lançado no começo de 1989. O título original ia ser "Louder Than Fuck", mas resolveram trocar o nome para evitar polémicas. Logo depois deste lançamento, Yamamoto resolve deixar a banda para ingressar na Universidade e é Jason Everman, que tinha tocado com os Nirvana, o seu substituto. Jason Everman também não ficou muito tempo na banda e em seu lugar entrou Ben Shepperd.
"Badmotorfinger"', de 1991, e "Superunknown", de 1994, foram os álbuns que tornaram a banda mundialmente conhecida através das músicas "Rusty Cage", "Jesus Christ Pose", "Day I Tried to Live" "Spoonman" e "Black Hole Sun" que tornou-se a música símbolo da banda e um dos hinos do grunge.
Em 1996, os Soundgarden lançam o que seria o seu último álbum de estúdio, "Down on the Upside". O disco não teve o mesmo sucesso que os dois anteriores e em 1997 a banda termina. Em 2001, Chris Cornell juntou-se a Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk (os três músicos dos Rage Against the Machine), e forma os Audioslave.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Discos Twenty Years - Mudhoney "Touch Me I´m Sick"



Os Mudhoney são uma das mais importantes bandas da cena músical de Seattle, apesar de não serem uma das mais conhecidas. Os Nirvana podem ter sido a banda que pôs uma geração inteira em camisa de flanela, como de certo muitos de voçês se lembram. Os Pearl Jam e os Soundgarden venderam muito mais discos, mas os Mudhoney foram realmente a banda que tornou possível o movimento grunge dos anos 90.

Os Mudhoney foram formados no dia 1 de janeiro de 1988 por Dan Peters, Mark Arm, Matt Lukin e Steve Turner. O nome da banda foi retirado de um filme do cineasta Russ Meyer. Este foi o primeiro single da banda que foi lançado pela editora SubPop e produzido por Jack Endino. A música "Touch Me I'm Sick" definiu, praticamente, o som de Seattle e hoje é considerada pelos críticos como a primeira música Grunge.


O lançamento seguinte aconteceu meses mais tarde e foi o EP "Superfuzz Bigmuff", também pela SubPop. Ainda em 1988 acontece a edição de um single dividido, mais uma raridade com edição limitada de 3000 cópias, onde de um lado tinhamos o "touch me i´m sick" e "halloween" dos Sonic Youth no outro. Desta última parceria resulta um convite dos Sonic Youth para serem banda suporte da sua digressão em Inglaterra onde ganham a atenção da imprensa local e garantem uma certa popularidade.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Nirvana - "Love Buzz"

Discos Twenty Years - Nirvana "Love Buzz"


O ano de 1987 marca o início da carreira dos Nirvana, que não foi muito diferente de outras bandas independentes, com concertos e pequenas apresentações em bares, festas e universidades locais. O som produzido por eles já se caracterizava por ser uma mistura contagiante da agressividade e rebeldia do punk rock com o peso e energia do metal/hard rock. Já era notável também o talento de Kurt Cobain, líder e principal compositor dos Nirvana. Aos poucos a banda ia fazendo nome e foi através dessa relativa fama que o produtor Jack Endino, depois de os conhecer e de ficarem amigos, produziu algumas fitas demos com as quais convenceu Jonathan Poneman, patrão da Sub Pop, a assinar um contracto com os Nirvana.

O primeiro fruto desse contracto foi este vinyl lançado em dezembro de 1988, com as músicas "Love Buzz" (cover da banda holandesa Shocking Blues) e "Big Chesse". O lançamento final deste single foi marcado por alguns problemas porque apesar de fazer um excepcional trabalho de divulgação de bandas que não encontravam apoio nas grandes editoras, a Sub Pop continuava a ser um pequeno selo cujos escassos recursos frequentemente atrapalhavam os dignos propósitos dos seus fundadores, e assim os Nirvana, não só viram o atraso do lançamento de "Love Buzz" que era para ter sido em junho de 1988, como também tiveram de aceitar um aumento no preço final do material, para tentar evitar uma possível perda de dinheiro investido pela editora. Felizmente, não foi o que aconteceu. Esta raridade vendeu muito bem e para além das 1000 cópias originais, foi necessário fazer mais 200, principalmente devido ao facto de os Nirvana já possuirem um público fiel, nascido das famosas e incendiárias apresentações da banda em Olympia e Seattle. Neste momento o valor deste vinyl oscila entre os 2.000€ e os 2.500€.

No fim de 1988 os Nirvana entram em estúdio para gravar o seu primeiro LP, o álbum "Bleach" que foi lançado em junho de 1989. Durante a digressão de divulgação do álbum, Chad Channing (baterista) sai em maio de 1990 alegando diferenças musicais com Kurt Cobain e Krist Novocelic , e para seu lugar é chamado Dale Crover dos Melvins, mas este também não fica muito tempo, e logo depois quem assume as baquetas é Dan Peters, dos Mudhoney que grava, ainda em 1990, o single "Sliver", com a música "Dive" no lado B. Gravam também um EP chamado "Blew" ao lado de Butch Vig (que viria a ser o baterista dos Garbage e produtor de outros clássicos do rock alternativo, como é o caso de "Siamese Dream" dos Smashing Pumpkins e "Dirty" dos Sonic Youth). "Blew" é uma edição limitada que faz dele mais uma raridade hoje em dia. Em outubro de 1990, encontram finalmente o baterista definitivo, Dave Grohl. Depois de uma digressão pela Europa, os Nirvana continuavam a sair rapidamente do anonimato e resolvem negociar com as várias editoras que os assediavam. Aconselhados pelos amigos Sonic Youth, assinam contracto com a DGC (uma divisão da Geffen Records) em abril de 1991. A SubPop ganha também com a mudança, arrecadando um bom dinheiro pela rescisão do contrato com os Nirvana, devidamente pago pela DGC.

Novamente com a produção de Butch Vig, os Nirvana entram em estúdio para gravar o seu segundo álbum. O resultado das sessões no famoso estúdio Sound City, na California, é lançado em 24 de setembro de 1991 e intitulado "Nevermind". O disco tem uma excelente produção que destaca bem as excelentes melodias criadas por Kurt Cobain e deixa o "barulho" produzido pelo grupo mais acessível. "Nevermind" é um clássico do início ao fim, citado constantemente como um dos melhores discos de rock de todos tempos. Poucos discos na história tiveram tantos hits reunidos lado a lado: "Come as You Are", "Smells Like Teen Spirit" e "Lithium" foram tocados até à exaustão.

Com todo este sucesso, começam os problemas de Kurt Cobain que mostra uma incapacidade de suportar ser aquilo em que se transformou. Cada vez mais ficava evidente a sua tendência para as depressões, a sua fraqueza ao lidar com drogas e os seus impulsos suicidas começavam a florescer.

Em 1993, a banda tem uma quantidade suficiente de novas composições para a gravação de um novo disco. A idéia era fazer um trabalho que retomasse as raízes do grupo, sem facilidades e concessões. O produtor escolhido para os ajudar nesta tarefa foi o respeitado Steve Albini. O novo disco, "In Utero", foi concluído em duas semanas e foi lançado em 23 de setembro de 1993. Trata-se de um disco tão brilhante quanto "Nevermind", com a diferença de ter sofrido uma enorme expectativa. No dia 6 de Fevereiro de 1994 os Nirvana começaram a sua digressã0 europeia em Portugal, no Pavilhão Dramático de Cascais. No dia 8 de Abril, Kurt Cobain é encontrado morto na sua casa e segundo investigações tinha cometido suicídio 3 dias antes. A sua morte, aos 27 anos, foi o primeiro passo para o fim da chamada era "grunge".

quarta-feira, 15 de outubro de 2008