segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Top Ten 1989 - Pixies "Doolittle"



Depois de editarem em 1988 o brilhante "Surfer Rosa", este "Doolittle" marca a primeira união com o produtor inglês Gil Norton, conhecido pelas produções de álbuns dos Triffids e das Throwing Muses.

Este é, sem dúvida, o álbum mais acessível dos Pixies e a sua história é simples porque a colecção de sons que dele fazem parte torna-o no mais eclético e ambicioso da carreira. Apesar deste trabalho ter um som mais limpo e mais suave do que álbuns anteriores, ainda consegue momentos estranhos e abrasivos através de temas como "There Goes My Gun", "Crackity Jones", "Gouge Away" e "Tame". O "Hey" conseguiu promover o lado lírico do compositor Black Francis através de uma balada romântica, capaz de incendiar uma pista de dança. Para promover o álbum, escolhi os temas mais pop, a canção "La La Love You" e o bem sucedido single, "Here Comes Your Man", uma daquelas canções que, na minha opinião, necessita de momentos raros de criação, razão suficiente para que este sucesso os imortalize.



Ainda foram retirados deste álbum mais dois singles, o "Monkey Gone to Heaven", uma mensagem ambientalista e mais tarde o "Debaser", tema inspirado no clássico, do surrealista Buñuel, "Un Chien Andalou". "Doolittle" é um conjunto de 15 músicas excelentes, que tornam fácil perceber porque é que este álbum transformou os Pixies em estrelas do rock.

Comprar na Yeah!

3 comentários:

M.A. disse...

Já não se fazem discos assim!...
Ao que parece, os Pixies andam agora a tocá-lo na íntegra ao vivo.
Só discordo quanto a ser o mais acessível que, na minha opinião, é o "Bossanova".

Abraço!

aBell Montenegro disse...

Olá M.A.
Eu entendo perfeitamente quando dizes que o "Bossanova" é o mais acessível,só que este disco tem as duas músicas mais populares deles por isso, vendeu mais, foi ouvido por muito mais gente e é neste sentido que o considero mais acessível.
Um abraço e continuação de um excelente trabalho

Barbed Wire disse...

Sem dúvida, uma frase acertada: Já não se fazem discos assim!!!