sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Back to 1989

1989, para mim, não foi um ano tão brilhante como o de 1988, mas foi, sem dúvida, a confirmação e afirmação de muitos dos protagonistas de 1988 e da década de 80.

Os primeiros dez meses deste ano passei-os na cidade de Vila Real, local que me deixou boas recordações.As viagens de comboio (o "Texas") entre a Régua e Vila Real foi uma das experiências visuais que guardo na minha memória para além de outras como a Pousada de São Gonçalo, os banhos no rio Corgo, os Favaios antes do almoço e jantar, os encontros no Pioledo e a vida nocturna que devido à sua recém criada "Universidade de Tráz-os-Montes e Alto Douro" tinha muito por onde escolher, desde o bar "Barum Barero", à discoteca "Favorita" passando sempre pela discoteca "Ritmin´" e no fim-de-semana abria a discoteca "Minister" do Hotel Mira Corgo.

Em Dezembro de 1989 assumi o leme da mítica discoteca de Leça da Palmeira, "o Batô", a discoteca mais antiga do país, aberta desde 1971 e que pelas suas características é um local de visita obrigatória.

A temática para este ano vai ser a mesma do passado ano mas por falta de tempo vou-me centrar essencialmente no meu Top Ten de 1989 e em alguns discos que neste ano de 2009 fazem 20 anos. Para quem quiser usufruir, vai encontrar sempre as surpresas que deixo na capa dos discos e a minha lista de sugestões para 2009.

Segundo o meu "livrinho" o meu "Top Ten 1989", por ordem alfabética, é o seguinte:

Bill Pritchard - "Three Months, Three Weeks and Two Days"
Depeche Mode - "101"
Lou Reed - "New York"
Pixies - "Doolittle"
The B-52´s - "Cosmic Thing"
The Cure - "Desintegration"
The Jesus and Mary Chain - "Automatic"
The Stone Roses - "Fools Gold"
The Stone Roses - "The Stone Roses"
Tom Petty - "Full Moon Fever"

O ano de 1989 foi fértil em estreias, mas a minha escolha para a banda revelação recai nos The Lightning Seeds - "Cloudcuckooland".

Sejam bem-vindos, portanto, ao ano de 1989, o ano da queda do muro de berlim, do colapso do comunismo da Europa de leste, do massacre de estudantes chineses na praça de Tiananmen e o ano em que soubemos que Neptuno também tem anéis...

3 comentários:

Rock Santeiro disse...

Estou feliz, voltaste :)

sakiko wang disse...

Estou maravilhada. esqueceste-te de mencionar a andrómeda, por onde muito parei e até hoje não sei onde fica.
o tema do blog não poderia ter sido melhor escolhido - mais uma memória una, comum : ) *

O Puto disse...

Oba, Abell! Fico contente com a continuação do belo trabalho que expuseste por aqui no último ano bissexto.
Quanto a Vila Real, cidade onde morei durante 12 anos, esses nomes dizem-me muito, com a excepção do Barum Barero, que conheci através da minha irmã, que por lá estudou, mas que fechou pouco tempo depois de ter ido para lá trabalhar. Também foi em Vila Real que me iniciei nas lides "botadisquistas". Cheguei a passar música nas três discotecas que referes, e retenho em memória bons momentos. :)
Falaste no Batô, discoteca onde tantas vezes fui. Já lá não vou há algum tempo, por isso vou ver se um dia destes dou lá um salto.
Benvindo de volta. Grande abraço!

P. S. Sakiko Wang, a Andróme(r)da abriu uns anos depois, e dessa não tenho nada memorável para contar.