Os The Go-Betweens foram uma banda australiana formada na cidade de Brisbane, em 1978, por Grant Mclennan e Robert Forster, que nunca entraram nas tabelas de vendas mas sempre deliciaram quem os conheceu e ouviu.
Influenciados pela new wave inglesa, os The Go-Betweens lançaram o seu primeiro álbum, "Send Me A Lullabye", em 1982, em Londres e pela editora Rough Trade. Após lançarem o segundo disco, "Before Hollywood", foram dispensados pela Rough Trade que atravessava uma forte crise. De regresso à Austrália, Robert e Grant acabaram dando forma aos The Go-Betweens integrando Lindy Morrison na bateria e Robert Vickers no baixo. "Spring Hill Fair" foi gravado na França em 1985, seguindo-se em 1986, "Liberty Belle and the Black Diamond Express". "Tallulah" de 1987, marca a entrada na banda da violinista e tocadora de oboé, Amanda Brown, que Robert descobriu ao vê-la tocar uma canção sua chamada "Draining The Pool for You", num café, na Australia.
Em 1988, editam "16 Lovers Lane", um álbum com uma colecção sensual de canções sobre relações e desgostos de amor, textualmente rico e musicalmente honesto. Dele fazem parte "love goes on!", "quiet heart", "was there anything i could do?", "dive for your memory" e "streets of your town" que se tornou na música que lhes deu alguma notoriedade, originando um convite inesperado dos R.E.M. para serem banda suporte durante a sua digressão pela Australia e Europa.
Robert e Grant eram duas pessoas talentosas, inteligentes e auto-suficientes. Ambos queriam ditar caminhos para a banda e a tensão era grande. A porta aberta com "Streets of Your Town" acabou por provocar um acentuar de diferenças e a banda separa-se em Dezembro de 1989.
Os The Go-Betweens visitam Portugal pela primeira vez no dia 23 e 24 de Maio de 1989 para um concerto na Estufa Fria em Lisboa e outro no Teatro Rivoli no Porto. Regressam a 21 Novembro de 1992, ao Coliseu do Porto, para fazer a 1ªparte do concerto de Lloyd Cole, desta vez como duo acústico. Dez anos depois da separação, a banda regressou com um novo álbum em 2000, "The Friends of Rachel Worth" e em 2003 editam "Bright Yellow Bright Orange" que vêm apresentar a Lisboa, no Paradise Garage no dia 19 de Maio. "Oceans Apart" de 2005 é o último trabalho da carreira desta grande banda.
Sem comentários:
Enviar um comentário