segunda-feira, 30 de junho de 2008

Top Ten 1988: Pixies "Surfer Rosa"




Os Pixies são de Boston, Massachusetts e foram formados no ano de 1986 por Charles Thompson (que passou a ser conhecido por Black Francis), Joey Santiago, Mrs.John Murphy (que a partir do "Doolittle" passa a utilizar o seu verdadeiro nome, Kim Deal ) e David Lovering.

Gary Smith, o empresário das Throwing Muses (banda que acompanharam, tanto nos Estados Unidos como em Inglaterra, para fazer a primeira parte) ofereceu-lhes a gravação de uma demo. A demo acaba nas mãos de Ivo Watts, dono da 4AD, que na altura também era a editora das Throwing Muses. Impressionado com o que ouviu, Ivo Watts contrata os Pixies e lança, em 1987, o EP "Come On Pilgrim", que possui 8 das 17 músicas da demo original que se chamava "The Purple Tape". No ano seguinte, a banda entra em estúdio para gravar o seu primeiro LP. O produtor foi Steve Albini, que fez nascer o álbum "Surfer Rosa", que foi lançado na primavera de 1988 e recebeu, de imediato, um grande aplauso por parte da crítica especializada. O som dos Pixies continuava idêntico ao seu EP, as músicas eram simples e curtas, com excelentes melodias e uma influência latina em algumas delas. Mais tarde o "Surfer Rosa" é lançado em Cd e passa a incluír as 8 músicas do "Come on Pilgrim".

Nos anos que se seguem gravam "Doolittle"(1989), "Bossanova"(1990) e o último trabalho, "Trompe le Monde"(1991), cuja digressão passou por Portugal. No passado dia 14 de Junho fez 17 anos que os Pixies visitaram o palco do Coliseu do Porto onde também tivemos os Killing Joke a fazer a primeira parte. O ano de 1992 foi um pouco turbulento para o Pixies. Vivendo em constantes desavenças com Kim Deal, Black Francis dá uma entrevista à BBC dizendo que os Pixies tinham terminado. Sem saber de nada os outros elementos da banda não desmentem o facto, provando que a relação entre ambos era realmente insuportável.
Doze anos depois, em 2004, os Pixies reuniram-se novamente para uma digressão Mundial, que repetiram em 2005 e 2006. Portugal foi sempre contemplado só que desta vez os palcos foram, respectivamente, os festivais de verão Super Bock Super Rock(11/06/04), Paredes de Coura(17/08/05) e o último no Pavilhão Atlântico(20/07/06) com os Vicious Five a assegurarem a primeira parte.

1 comentário:

O Puto disse...

É uma banda exemplar: uma curta carreira com discos excelentes, que servem como marco e referência.