sábado, 21 de junho de 2008

Discos Twenty Years - Siouxsie and the Banshees "Peepshow"



Susan Janet Ballion, nasceu em 27 de Maio de 1957 no Bromley, em Londres. Em meados da década de 70, Susan, mais conhecida como Siouxsie Sioux, pertenceu ao Bromley Contingent que era um grupo de jovens, fãs dos Sex Pistols, de quem também fazia parte Billy Idol e o amigo também fundador dos Siouxsie & The Banshees, Steven Severin. Ela tornou-se bastante conhecida no cenário punk de Londres devido à sua aparência visual e por ter trabalhado durante algum tempo como modelo vivo da vitrine da loja de Vivienne Westwood (famosa estilista punk).
A partir do primeiro álbum, "The Scream", de 1978, até ao final da banda em 1996, Siouxsie & the Banshees foi uma das mais bem sucedidas bandas de punk rock e pós-punk, que ajudou a criar o estilo "goth" tanto na música como na forma de se vestir. São marcas de Sioux a forte maquilhagem com lápis preto e sombra nos olhos, o vestuário agressivo com correntes e acessórios sadomasoquistas, os cabelos um pouco desfiados e desalinhados, que foram mais tarde uma imensa influência tanto para a moda gótica quanto para o estilo punk.
Depois de grandes transformações na formação da banda de quem fez parte Sid Vicious (Sex Pistols) e Robert Smith (The Cure), a sonoridade da banda vai mudando aos poucos, afastando-se do estilo gótico, adoptando cada vez mais um som pop, electrônico e dançante. O álbum Peepshow, de 1988, mostra bem as novas tendências da banda.

Em 1988, a banda fez parte da primeira edição do Lollapalooza , um conhecido festival organizado por Perry Farrel, vocalista dos Jane´s Addiction.
No dia 18 de Março de 1995, a Siouxsie & The Banshees tocaram pela primeira e única vez na cidade do Porto, no Coliseu.

1 comentário:

O Puto disse...

Foi com "Peepshow" que conheci S&TB. Também estive no concerto de 1995. Perdi a carteira no próprio dia e tive que comprar novamente o bilhete. No dia seguinte foi encontrada. Que atribulações!