terça-feira, 25 de março de 2008

Discos Twenty Years: Cocteau Twins "Blue bell knoll"


Banda escocesa formada em 1979, cujo nome "Cocteau Twins" é retirado de uma música do álbum de estreia dos Simple Minds, Life in a day. Depois de assinarem contrato com a editora independente 4AD, em 1982, Robin Guthrie e sua namorada, Elizabeth Fraser, iniciam uma história contada através de uma longa edição discográfica onde o primordial era o som, não as palavras. Tanto que, muitos fãs achavam que ela (Liz Fraser) simplesmente balbuciava palavras que não existiam.

Em 1988, já com o terceiro elemento, Simon Raymonde, é lançado, "Blue Bell Knoll", álbum que marca a assinatura do contrato com a multinacional Capitol Records que abriria as portas da banda para o mundo. O título evoca uma antiga lenda celta sobre a morte. Somente aqueles que estão próximos da morte podem ouvir o som do blue bell (uma planta que tem flores azuis em forma de sino). Neste disco, aparecem combinações instrumentais diferentes e variadas. O som da guitarra e baixo alia-se aos sons do xilofone, clavicórdio e marimba, produzindo uma sonoridade rica, densa e fluida, conferindo um certo tom impressionista às melodias, evocando diferentes texturas e imagens. Como curiosidade, foi retirado deste álbum e apenas no Japão, o single "Athol-Brose", depois desta música ter sido utilizada num anúncio publicitário de um automóvel.


Apesar de oficialmente não terem acabado, os Cocteau Twins têm participado noutros projectos. Robin Guthrie passou a dedicar-se à sua nova banda, Violet Indiana depois de em 1997, juntamente com Simon Raymonde terem formado a editora Bella Union onde fazem a produção dos seus trabalhos bem como de outras bandas. Desta editora fazem parte nomes como, Explosions in the sky, The Czars, The Dears, Laura Veirs, etc.. Elizabeth Fraser tem vindo a colaborar com vários artistas, como Ian MacCulloch, Craig Armstrong e os famosos Massive Attack.

1 comentário:

O Puto disse...

São somente uma das minhas bandas de eleição e este é o meu álbum preferido. Sem eles não teriam existido muitas outras.