sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Since 1988

Há vinte anos, depois de uma experiência de 2 anos como animador de uma rádio pirata, fui convidado para passar música em bares. Nesta altura uma grande parte dos bares existentes começaram a pôr de parte os leitores de cassetes e substituiram-nos por "gira-discos", criando desta forma um lugar para DJ, que era uma actividade vista apenas em Discotecas. Para mim, que desde sempre respirei musica, foi uma oportunidade que agarrei, trocando alegremente o meu lugar na pista de dança, longe de imaginar que passado todos estes anos eu continuaria dedicado a sessões musicais.

Recordo-me que em 1988 a noite era preenchida com músicas que continuam a fazer parte do meu set musical. Os Clash, Cure, Bauhaus, Joy Division, David Bowie, Smiths, Sisters of Mercy, Siouxsie & the Banshees, The The, Violent Femmes, Waterboys, eram presença habitual e os pedidos incidiam mais na pop vinda dos Inxs, Peter Gabriel, B 52´s, Prince, Depeche Mode, Soft Cell, Fine Young Canibals, Lloyd Cole e principalmente neste ano, os grandes sucessos continuavam a ser os singles retirados do Joshua Tree dos U2. Em 88 surge tambem uma nova versão para o Blue Monday dos New Order.

Já neste tempo dedicava-me a eleger os melhores do ano. A forma era muito diferente da actual porque juntava Lp´s com singles. A matéria prima também não atingia as quantidades dos dias de hoje onde facilmente se constrói listas dos 50 melhores cd, dos 50 melhores cd-s, das 50 melhores músicas, etc., de qualquer forma aqui vai a minha lista, por ordem alfabética, do melhor que se fez em 1988:

Jesus & Mary Chain-Sidewalking
Morrisey-Everyday is Like Sunday
Nick Cave-Tender Prey
Peter Murphy-All Night Long
Pixies-Surfer Rosa
Sonic Youth-Daydream Nation
Spaceman 3-Revolution
The Go Betweens-16 Lovers Lane
The House of Love-Christine
The Primitives-Crash

1988 foi mesmo um grande ano, não acham?

3 comentários:

Mancha disse...

Excelente escolha. Vindo de quem vem só podia ser assim...

mim disse...

Ora, como vês, o nome não foi difícil em nada, de decorar. Já estive a ler embevecida do início ao fim, sempre no meu processo de aprendizagem... e estou a gostar... devo-te dizer, que, ainda que tenha nascido em 82, essa bela lista de 88 ainda me fascina, e é aquela que marca a minha adolescência :) estou a ficar velhota!

um grande beijinho de PARABÉNS por estes 20 ANOS (que dose!) para um senhor com quem tenho a honra de trabalhar e de partilhar sabedoria todos os fins de semana!

**lau

O Puto disse...

A essa excelente lista ainda acrescentaria Cocteau Twins - Blue Bell Knoll, Jane's Addiction - Nothing's Shocking, My Bloody Valentine - Isn't Anything, Sugarcubes - Life's Too Good. Parabéns pelos 20 anos sempre a dar boa música! Abraço.