terça-feira, 30 de setembro de 2008

Discos Twenty Years - R.E.M. "Green"



Os norte-americanos R.E.M.(rapid eye movement), surgiram em 1980, em Athens (Geórgia). Peter Buck convidou Michel Stipe para formar a banda e logo depois entraram Mike Mills e Bill Berry. A primeira apresentação da banda foi numa igreja abandonada em Athens.
Apesar de terem lançado grandes álbuns pela editora IRS, fizeram sucesso apenas nas conhecidas "college radio" e respectivas universidades, onde faziam concertos nos bares, teatros e ginásios.
Esses primeiros discos trazem músicas que se tornaram clássicos na trajectória dos R.E.M.. "radio free europe" e "talk about the passion", do primeiro álbum, "Murmur"(1983); "7 chinese brothers" e"so. central rain" de "Reckoning"(1984); "driver 8" de "Fables of the Reconstruction"(1985); "fall 0n me" de "Life's Rich Pageant"(1986).
Em 1987, com o lançamento de "Document", quinto álbum da banda, as coisas começaram a mudar e a imprensa especializada não economizou elogios à banda, facto que ajudou à assinatura de um novo contracto discográfico com a editora multinacional Warner.
Em 1988 foi lançado este trabalho "Green" onde a banda não repete o brilho do álbum anterior, mas continua a compôr grandes músicas, variando entre a energia corrosiva de "orange crush", da alegria de "stand" até a densa magia folk de "world leader pretend" e o pesadelo de "i remember california". Não que este seja um disco fraco, mas como o próprio nome indica faltou amadurecer um pouco mais.


Mas foi com "Out of Time" de 1991 e com a música "losing my religion", que a banda adquiriu fama no planeta e estatuto de super banda.
Para os vêr ao vivo tive que sair de Portugal e se não estou errado a única vez que visitaram o nosso País foi para actuar no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 7 de Janeiro de 2005, num concerto que abriu a digressão europeia de apresentação do álbum "Around the Sun"(2004).

The Go-Betweens - "Streets of your town"

Top Ten 1988: The Go-Betweens "16 Lovers Lane"

Os The Go-Betweens foram uma banda australiana formada na cidade de Brisbane, em 1978, por Grant Mclennan e Robert Forster, que nunca entraram nas tabelas de vendas mas sempre deliciaram quem os conheceu e ouviu.

Influenciados pela new wave inglesa, os The Go-Betweens lançaram o seu primeiro álbum, "Send Me A Lullabye", em 1982, em Londres e pela editora Rough Trade. Após lançarem o segundo disco, "Before Hollywood", foram dispensados pela Rough Trade que atravessava uma forte crise. De regresso à Austrália, Robert e Grant acabaram dando forma aos The Go-Betweens integrando Lindy Morrison na bateria e Robert Vickers no baixo. "Spring Hill Fair" foi gravado na França em 1985, seguindo-se em 1986, "Liberty Belle and the Black Diamond Express". "Tallulah" de 1987, marca a entrada na banda da violinista e tocadora de oboé, Amanda Brown, que Robert descobriu ao vê-la tocar uma canção sua chamada "Draining The Pool for You", num café, na Australia.

Em 1988, editam "16 Lovers Lane", um álbum com uma colecção sensual de canções sobre relações e desgostos de amor, textualmente rico e musicalmente honesto. Dele fazem parte "love goes on!", "quiet heart", "was there anything i could do?", "dive for your memory" e "streets of your town" que se tornou na música que lhes deu alguma notoriedade, originando um convite inesperado dos R.E.M. para serem banda suporte durante a sua digressão pela Australia e Europa.

Robert e Grant eram duas pessoas talentosas, inteligentes e auto-suficientes. Ambos queriam ditar caminhos para a banda e a tensão era grande. A porta aberta com "Streets of Your Town" acabou por provocar um acentuar de diferenças e a banda separa-se em Dezembro de 1989.

Os The Go-Betweens visitam Portugal pela primeira vez no dia 23 e 24 de Maio de 1989 para um concerto na Estufa Fria em Lisboa e outro no Teatro Rivoli no Porto. Regressam a 21 Novembro de 1992, ao Coliseu do Porto, para fazer a 1ªparte do concerto de Lloyd Cole, desta vez como duo acústico. Dez anos depois da separação, a banda regressou com um novo álbum em 2000, "The Friends of Rachel Worth" e em 2003 editam "Bright Yellow Bright Orange" que vêm apresentar a Lisboa, no Paradise Garage no dia 19 de Maio. "Oceans Apart" de 2005 é o último trabalho da carreira desta grande banda.
Artigos relacionados: HOMENAGEM-Grant Mclennan, Since 1988

Discos Twenty Years - Galaxie 500 "Today"


Os Galaxie 500, apesar de uma breve existência, foram uma das bandas mais aclamadas do Indie Rock dos anos 80. Formaram-se em 1986 na cidade de Boston, pelo neozelandês,radicado nos EUA, Dean Dareham e pelos americanos Damon Krukowski e Naomi Yang . Em 1987, o trio lançou o primeiro single 'Tugboat'

Em 1988 gravam em 3 dias este álbum de estreia ,"Today", produzido pelo lendário Kramer, que contém uma forte influência de Velvet Underground com músicas que vão do psicadelismo ao pop poético, com um vocal melancólico e instrumentais hipnóticos.

Após o lançamento do segundo álbum "On Fire", que é para mim o grande clássico da banda, os Galaxie 500 ganham um enorme culto na Europa contando com uma excelente recepção por parte da crítica. "This is Our Music"(1990) foi o terceiro e último álbum da banda, que, logo depois da tour de apresentação do novo disco, acaba por decisão de Dean Wareham que meses depois forma uma nova banda, Luna.

Os Luna apresentaram-se, pela primeira e única vez, em Portugal no dia 29 de Junho de 2003 no saudoso Hard Club, V.N.Gaia. Damon e Naomi continuam a tocar juntos e vieram a Portugal no dia 4 de Novembro de 2007 para um concerto único n´"O meu Mercedes é maior que o teu", Porto.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

20 YEARS PARTY PEOPLE (PART VII)

Depois das férias grandes é a vez do regresso às "aulas". A sétima edição dos "20 YEARS" regressa na próxima sexta-feira, dia 26 de Setembro. Desta vez a minha companhia vai ser feminina e por isso convidei não uma mas duas amigas, a Maria e a Eduarda aka Girls in the Back.

A Maria e a Eduarda para além de jovens e bonitas são uma excelente companhia. Quando soube que tinham formado um colectivo de dj´s, não hesitei em convidá-las para partilhar esta festa comigo. Têm um excelente gosto musical e já há alguns anos que me fui habituando a tê-las ao meu lado a dançar. Sei que têm uma vocação forte para as artes, gostam de violinos, fotografia, de design gráfico e digital. Têm animado noites no Rádio Bar, Mutantes e é habitual encontrá-las no Lobby. Para saberem mais coisas sobre estas amantes de música podem visitar a página do myspace aqui. Como comecei a seleccionar música há vinte anos chegamos á conclusão que já "dei" música ao pai da Eduarda, que foi o grande responsável pela sua educação musical. Obrigado Fernando.
A noite promete e elas dizem que vai ser docinha, sabem como?
Apareçam e descubram...

sábado, 23 de agosto de 2008

As Outras Músicas de 1988 (part II)

Nas férias, nem toda a música era má. Com algum agrado e, principalmente, no ínicio da noite havia sempre lugar para ouvir canções pop, simples e alegres, que vão aparecendo nesta silly season. Em 1988 foram editados 3 discos, dos quais saíram 3 singles que me faziam, por momentos, ficar muito feliz. Todas estas músicas acabavam por se esgotar devido à quantidade de vezes que se iam ouvindo mas seria muito pior se houvesse a indústria dos telemóveis.

"From Langley Park to Memphis" é o terceiro álbum dos britânicos Prefab Sprout (Paddy McAloon, Wendy Smith, Martin McAloon e Neil Conti) do qual foi retirado o tema de maior sucesso desta banda. "The King of Rock ´N´ Roll" foi a única música da carreira desta banda a conseguir entrar no Top Ten Inglês. Os Prefab Sprout são também autores de "Steve McQueen"(1985), um dos mais belos trabalhos da Pop music de sempre onde o génio do vocalista/letrista Paddy McAloon atinge o seu ponto máximo.


"The First Of A Million Kisses", foi o primeiro trabalho lançado pelos Fairground Attraction que os colocou de imediato no primeiro lugar do top inglês e graças, sobretudo, ao sucesso do single "Perfect". A banda liderada por Eddi Reader, mistura elegantemente, neste disco, uma fusão de british-folk, jazz, sons tradicionais e populares. A originalidade dos temas criados por Mark Nevin, o guitarrista, causou impacto suficiente para que ganhassem o BRIT Award de 1989 na categoria de melhor álbum.



"Lovesexy" é o 10º álbum da carreira de Prince, músico que dispensa qualquer tipo de apresentação, donde foi retirado o single "Alphabet Street". Neste álbum Prince volta a provocar apresentando-se nú na capa. O facto de ele se expressar sexualmente tanto no palco como nas letras das suas músicas, fez com que Tipper Gore (mulher do Al Gore), fundasse a "Parents Music Resource Center", depois de ser surpreendidada pela letra de "Darling Nikki" (uma das músicas do álbum "Purple Rain" de 1984 que o torna definitivamente numa superstar) que era uma das escolhas dos ouvidos da sua filha Katherine de 11 anos e assim, desta forma, nasce o famoso adesivo "PARENTAL ADVISORY:EXPLICIT CONTENT". Em 2007, Prince resolveu proibir o upload dos vídeos dele no YouTube razão pela qual ser praticamente impossível postar qualquer vídeo oficial dele.

Prince - Alphabet Street
Vezi mai multe video din Muzica

domingo, 3 de agosto de 2008

As Outras Músicas de 1988 (part I)


Com a chegada do Verão, chega também as férias que são passadas, principalmente, no mês de Agosto pela grande maioria das pessoas. Em 1988 as minhas férias eram passadas no campismo e os locais escolhidos eram a Gala (Figueira da Foz), S.Pedro de Moel, Zambujeira do Mar e Quarteira e de todos estes locais, o pior sítio de sempre para ouvir música sempre foi o Algarve. No Algarve, os locais nocturnos mais conhecidos passavam todos a mesma música, que era a electrónica. Originaria de Nova York, Chicago e de Detroit, o Hip-Hop, a House Music, a Acid House e o Techno dominavam as pistas de dança de todo o mundo. O termo Techno, para referenciar um género de música, é utilizado pela primeira vez em 1988. Para recordar as secas monumentais que fui apanhando, 3 clássicos de 1988, da música electrónica de dança e já agora, boas férias.
BOMB THE BASS - "BEAT DIS"


S-EXPRESS - "THEME FROM S-EXPRESS"


INNER CITY - "BIG FUN"

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Discos Twenty Years: The Jesus and Mary Chain "Barbed Wire Kisses"



Fundados em 1984, os The Jesus and Mary Chain são os irmãos William e Jim Reid, que nasceram em Glasgow na Escócia e passaram a sua juventude a ouvir Velvet Underground, Stooges, Ronettes, Beach Boys e Sex Pistols.
Depois de saír dos The Wake, foi Bobby Gillespie (que substituiu o primeiro baterista , Murray Dalglish) quem mostrou uma demo-tape da banda ao empresário Alan McGee, fundador da Creation Records (uma das mais influentes editoras do Reino Unido). O entusiasmo de Alan McGee pela demo-tape foi tão grande que os The Jesus And Mary Chain tornaram-se uma das primeiras apostas deste recém criado selo.
As primeiras apresentações dos The Jesus and Mary Chain na capital britânica eram recheadas de incidentes. Depois de horas de atraso, a banda subia ao palco (normalmente mostrando um indisfarçável consumo de álcool) e dava as costas ao público, virando-se para os amplificadores. Depois de 15 minutos de barulheira poderiam ser reconhecidos alguns acordes da música que eles estavam a tocar (normalmente "Jesus Fuck", uma das favoritas da época). Muitas vezes aconteciam sessões de pancadaria entre o público e em vez de acabar com um "bis", as primeiras apresentações dos Mary Chain acabavam com a chegada da polícia.
No fim de 1985 foi lançado o LP "Psychocandy", que continha todos os singles editados até á altura (excepto "Upside Down"), e mais algumas músicas com a mesma qualidade. Este disco é definitivamente um clássico. Os Mary Chain regressaram em 1987 com o lançamento de "Darklands". O novo disco dispensava um pouco o barulho, realçando mais as melodias com arranjos mais limpos e uso de bateria electrónica. A repercussão do disco foi bastante curiosa, enquanto que os críticos consideraram "Darklands" um trabalho bem inferior ao "Psychocandy", a verdade é que este disco foi o de maior sucesso da sua carreira, atingindo o 5º lugar do Top Inglês, principalmente graças ao single "April Skies", igualmente o maior hit da carreira da banda.
Mesmo com tão pouco tempo de carreira, os The Jesus and Mary Chain já possuíam, em 1988, sobras de estúdio, lados B e raridades suficientes para uma colectânea. E foi assim que surgiu "Barbed Wire Kisses", disco obrigatório para quem acompanha a carreira dos Mary Chain. Entre as músicas deste álbum, destaca-se uma cover/paródia de "Surfin' USA" dos Beach Boys, influência decisiva no som dos irmãos Reid. Uma dupla homenagem a Bo Diddley com os temas "Who Do You Love" e "Bo Diddley is Jesus"e uma cover ao vivo do "Mushroom" dos Can. Deste álbum faz ainda parte o tema "Sidewalking", uma das melhores músicas de sempre dos The Jesus and Mary Chain, também editado na versão maxi-single, fazendo parte do meu Top Ten 1988. Este maxi-single, para além de ter 2 versões do "Sidewalking" (a extended e a short), tinha no lado B duas músicas ao vivo, "Taste of Cindy" e "April Skies".
No próximo dia 9 de Dezembro faz vinte anos que os The Jesus and Mary Chain visitaram pela primeira vez o Porto para um concerto no Pavilhão Infante Sagres onde regressaram passados 4 anos no dia 25 de Abril de 1992. No dia 8 de Julho de 1995 fazem parte do 1º Festival Super Bock Super Rock. Em Maio de 1996 regressam a Portugal para tocar nas queimas de Coimbra (05-05), Braga (07-05) e Porto (09-05). No passado ano, a 4 de julho regressaram a Lisboa para participar uma vez mais no Festival Super Rock Super Bock.

Artigos relacionados: Since 1988, Fundação Atlântica, Ultra Vivid Scene.

Top Ten 1988: The Jesus and Mary Chain "sidewalking"