terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

20 YEARS PARTY PEOPLE


Este é o nome de baptismo para todas as últimas sextas-feiras do mês a realizar n´"o meu Mercedes". A ideia serve apenas para celebrar estes 20 anos de "carreira" e normalmente quando queremos festejar algo, gostamos sempre de ter os amigos por perto. É precisamente neste ponto que o modelo habitual do "Mercedes" vai mudar. Podia perfeitamente ter baptizado esta noite com o seguinte título, "DIA DO AMIGO", que foi um dos nomes que me ocorreu, mas o actual faz todo o sentido. Assim, em cada uma destas noites vou convidar um amigo para partilhar a cabina e a selecção musical da noite.

Na próxima sexta-feira, 29 de Fevereiro o convidado é o Tó Bé aka O PUTO.

Há mais de 13 anos que conheço o Puto, fixei-o porque era um excelente animador de pista de dança e a par deste pormenor, tinha um gosto musical excelente que foi transportado para um dos melhores blogs de música que existem, chamado "o puto - o tipo - o totó". Nesta noite ele também vai ter razões suficientes para comemorar porque vai fazer 9 anitos. Confusos?, não estejam porque há coisas que só acontecem de 4 em 4 anos e por esta razão o Tó Bé é um puto.

A banda revelação de 1988

Com o álbum "Life´s too good", surgiram, desta forma, os islandeses SUGARCUBES, que são hoje em dia conhecidos como a ex-banda da, divina, BJORK. Conheci-os através do seu primeiro trabalho, o maxi-single "Birthday" que tinha o lado A cantado em Inglês e o lado B em Islandês. A novidade em relação à língua era tão grande, que eu sempre escolhi passar esta versão.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Nós por cá


Depois do "boom" de 1980 protagonizado pelo Rui Veloso, GNR, Táxi, UHF, Heróis do Mar, Xutos & Pontapés etc., a música "rock" feita em Portugal entra numa crise profunda. Só passados 4 anos, com a preciosa ajuda das 6 edições do concurso de música moderna organizado pelo, clube de concertos ao vivo, Rock Rendez Vous é que podemos assistir ao nascimento de novas bandas. Mler Ife Dada, Radar Kadafi, Bramassaji, Pop Dell´Arte, Essa Entente, Mão Morta, Ena Pá 2000, Peste & Sida, Melleril de Nembutal, Sitiados, More República Masónica são alguns exemplos de nomes que me despertaram o interesse na procura, quer dos registos discográficos editados pelas independentes Dansa do Som e Ama Romanta, quer das actuações ao vivo no Aniki Bóbó ou no saudoso Luis Armastrondo que abria as portas todos os fim-de-semana com concertos ao vivo sempre lotados. Recordo-me de haver uma disciplina horária muito rígida e bastou ter chegado atrasado uma vez para ter aprendido a lição pois perdi o concerto dos Entes Queridos (os Smiths Portugueses) banda que nunca mais tive oportunidade de vêr ao vivo. Depois de terem ganho o prémio Originalidade do 3º concurso de música moderna RRV, em 1988 a Ama Romanta edita o mini-LP dos Mão Morta, o único registo deste ano, digno de salientar.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Ano dos Australianos

1988 foi um ano em cheio para a indústria discográfica Australiana. Neste ano lideraram grande parte dos Top´s do mundo inteiro. O "Kick" dos INXS é o exemplo de maior sucesso, de onde foram retirados singles que fizeram história como é o caso do "Need you tonight", a Kylie Minogue nasce com o "I should be so lucky" e o Nick Cave com os Bad Seeds começam a aparecer nos lugares cimeiros das tabelas musicais inglesas com o "The mercy seat".
Depois da justa homenagem à banda de Peter Garrett, os Midnight Oil, que também fizeram parte desta onda de sucesso com o álbum "Diesel and Dust", quero prestar igual homenagem aos Church que completam esta embaixada.
Em 1986 surgem com um álbum fabuloso chamado "Heyday" que o António Sérgio no "Som da Frente" se fartou de divulgar e depois foi preciso esperar 2 anos pelo "Starfish" que inclui uma das músicas mais bonitas de sempre. Nunca foi um sucesso de pista de dança, mas era utilizada, por mim, para a aquecer. Meus amigos apresento-vos o "Under the milky way":

Sometimes when this place gets kind of empty,
Sound of their breath fades with the light.
I think about the loveless fascination,
Under the milky way tonight.


The Church - Under The Milky Way
Vezi mai multe video din Muzica

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Midnight Oil - "Beds are Burning"



Esta música dos Australianos Midnight Oil foi um dos temas que mais sucesso fez em 1988. Muito forte musicalmente, muito forte e actual na mensagem.

Since 1988

Há vinte anos, depois de uma experiência de 2 anos como animador de uma rádio pirata, fui convidado para passar música em bares. Nesta altura uma grande parte dos bares existentes começaram a pôr de parte os leitores de cassetes e substituiram-nos por "gira-discos", criando desta forma um lugar para DJ, que era uma actividade vista apenas em Discotecas. Para mim, que desde sempre respirei musica, foi uma oportunidade que agarrei, trocando alegremente o meu lugar na pista de dança, longe de imaginar que passado todos estes anos eu continuaria dedicado a sessões musicais.

Recordo-me que em 1988 a noite era preenchida com músicas que continuam a fazer parte do meu set musical. Os Clash, Cure, Bauhaus, Joy Division, David Bowie, Smiths, Sisters of Mercy, Siouxsie & the Banshees, The The, Violent Femmes, Waterboys, eram presença habitual e os pedidos incidiam mais na pop vinda dos Inxs, Peter Gabriel, B 52´s, Prince, Depeche Mode, Soft Cell, Fine Young Canibals, Lloyd Cole e principalmente neste ano, os grandes sucessos continuavam a ser os singles retirados do Joshua Tree dos U2. Em 88 surge tambem uma nova versão para o Blue Monday dos New Order.

Já neste tempo dedicava-me a eleger os melhores do ano. A forma era muito diferente da actual porque juntava Lp´s com singles. A matéria prima também não atingia as quantidades dos dias de hoje onde facilmente se constrói listas dos 50 melhores cd, dos 50 melhores cd-s, das 50 melhores músicas, etc., de qualquer forma aqui vai a minha lista, por ordem alfabética, do melhor que se fez em 1988:

Jesus & Mary Chain-Sidewalking
Morrisey-Everyday is Like Sunday
Nick Cave-Tender Prey
Peter Murphy-All Night Long
Pixies-Surfer Rosa
Sonic Youth-Daydream Nation
Spaceman 3-Revolution
The Go Betweens-16 Lovers Lane
The House of Love-Christine
The Primitives-Crash

1988 foi mesmo um grande ano, não acham?