Formados em 1976 em New Jersey, os americanos The Feelies são obra dos compositores, guitarristas e vocalistas, Bill Million e Glenn Mercer. Com uma formação típica de banda de garagem, 2 guitarras, baixo e bateria, desde muito cedo começaram a fazer furor no circuito alternativo da cidade de Nova Yorque, sendo considerados a melhor banda underground pelo Village Voice, semanário mundialmente reconhecido sendo ainda hoje uma informação de referência para quem visita a big apple. Em 1978, com Keith Clayton no baixo e Anton Fier (The Lounge Lizards;The Golden Palominos) na bateria gravam o primeiro single "Fa Ce-La" pela editora britânica Rough Trade. Em 1980 gravam "Crazy Rhythms", que foi talvez o álbum mais aclamado e referência escolhida por bandas como os R.E.M., mas um verdadeiro fracasso comercial que obrigou Million e Mercer a trabalhar em outros projectos paralelos. Em 1983 voltam a reunir-se com David Weckerman (baterista da formação inicial) e convidam o percussionista Stanley Demeski e a baixista Brenda Sauter que após alguns concertos esporádicos entram em estúdio para gravar o folky "The Good Heart"(1986) que foi produzido por Peter Buck dos R.E.M.. O louvor crítico concedido a este álbum combinado com a visibilidade que agora lhes era prestada pelos meios de comunicação social, chamou a atenção da editora A&M, que em 1988 fez acontecer este "Only Life".
Com este terceiro álbum e o novo contracto assinado com a A&M, os The Feelies ganham toda a atenção e infinitas comparações a Lou Reed devido à cover de "what goes on", a última faixa do álbum, que eles simplesmente evitaram clonar o arranjo original. O resto do álbum exibe um som distinto, flexível e calmamente emocionante que tanto apresenta guitarras estridentes como baixos e tambores constantes que dão aos guitarristas algo para brincar em vez de dominar. "higher ground", "the undertow" e "away" são 3 exemplos.
Em 1991 seguiu-se o álbum "Time for a Witness" e o último concerto ao vivo no dia 5 de Julho com o consequente final da banda. Segundo o YouTube os Feelies voltaram a reunir-se este ano e têm feito alguns concertos em Nova York.
Os norte-americanos R.E.M.(rapid eye movement), surgiram em 1980, em Athens (Geórgia). Peter Buck convidou Michel Stipe para formar a banda e logo depois entraram Mike Mills e Bill Berry. A primeira apresentação da banda foi numa igreja abandonada em Athens.
Apesar de terem lançado grandes álbuns pela editora IRS, fizeram sucesso apenas nas conhecidas "college radio" e respectivas universidades, onde faziam concertos nos bares, teatros e ginásios.
Esses primeiros discos trazem músicas que se tornaram clássicos na trajectória dos R.E.M.. "radio free europe" e "talk about the passion", do primeiro álbum, "Murmur"(1983); "7 chinese brothers" e"so. central rain" de "Reckoning"(1984); "driver 8" de "Fables of the Reconstruction"(1985); "fall 0n me" de "Life's Rich Pageant"(1986).
Em 1987, com o lançamento de "Document", quinto álbum da banda, as coisas começaram a mudar e a imprensa especializada não economizou elogios à banda, facto que ajudou à assinatura de um novo contracto discográfico com a editora multinacional Warner.
Em 1988 foi lançado este trabalho "Green" onde a banda não repete o brilho do álbum anterior, mas continua a compôr grandes músicas, variando entre a energia corrosiva de "orange crush", da alegria de "stand" até a densa magia folk de "world leader pretend" e o pesadelo de "i remember california". Não que este seja um disco fraco, mas como o próprio nome indica faltou amadurecer um pouco mais.
Mas foi com "Out of Time" de 1991 e com a música "losing my religion", que a banda adquiriu fama no planeta e estatuto de super banda.
Para os vêr ao vivo tive que sair de Portugal e se não estou errado a única vez que visitaram o nosso País foi para actuar no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 7 de Janeiro de 2005, num concerto que abriu a digressão europeia de apresentação do álbum "Around the Sun"(2004).
Os The Go-Betweens foram uma banda australiana formada na cidade de Brisbane, em 1978, por Grant Mclennan e Robert Forster, que nunca entraram nas tabelas de vendas mas sempre deliciaram quem os conheceu e ouviu.
Influenciados pela new wave inglesa, os The Go-Betweens lançaram o seu primeiro álbum, "Send Me A Lullabye", em 1982, em Londres e pela editora Rough Trade. Após lançarem o segundo disco, "Before Hollywood", foram dispensados pela Rough Trade que atravessava uma forte crise. De regresso à Austrália, Robert e Grant acabaram dando forma aos The Go-Betweens integrando Lindy Morrison na bateria e Robert Vickers no baixo. "Spring Hill Fair" foi gravado na França em 1985, seguindo-se em 1986, "Liberty Belle and the Black Diamond Express". "Tallulah" de 1987, marca a entrada na banda da violinista e tocadora de oboé, Amanda Brown, que Robert descobriu ao vê-la tocar uma canção sua chamada "Draining The Pool for You", num café, na Australia.
Em 1988, editam "16 Lovers Lane", um álbum com uma colecção sensual de canções sobre relações e desgostos de amor, textualmente rico e musicalmente honesto. Dele fazem parte "love goes on!", "quiet heart", "was there anything i could do?", "dive for your memory" e "streets of your town" que se tornou na música que lhes deu alguma notoriedade, originando um convite inesperado dos R.E.M. para serem banda suporte durante a sua digressão pela Australia e Europa.
Robert e Grant eram duas pessoas talentosas, inteligentes e auto-suficientes. Ambos queriam ditar caminhos para a banda e a tensão era grande. A porta aberta com "Streets of Your Town" acabou por provocar um acentuar de diferenças e a banda separa-se em Dezembro de 1989.
Os The Go-Betweens visitam Portugal pela primeira vez no dia 23 e 24 de Maio de 1989 para um concerto na Estufa Fria em Lisboa e outro no Teatro Rivoli no Porto. Regressam a 21 Novembro de 1992, ao Coliseu do Porto, para fazer a 1ªparte do concerto de Lloyd Cole, desta vez como duo acústico. Dez anos depois da separação, a banda regressou com um novo álbum em 2000, "The Friends of Rachel Worth" e em 2003 editam "Bright Yellow Bright Orange" que vêm apresentar a Lisboa, no Paradise Garage no dia 19 de Maio. "Oceans Apart" de 2005 é o último trabalho da carreira desta grande banda.
Os Galaxie 500, apesar de uma breve existência, foram uma das bandas mais aclamadas do Indie Rock dos anos 80. Formaram-se em 1986 na cidade de Boston, pelo neozelandês,radicado nos EUA, Dean Dareham e pelos americanos Damon Krukowski e Naomi Yang . Em 1987, o trio lançou o primeiro single 'Tugboat'
Em 1988 gravam em 3 dias este álbum de estreia ,"Today", produzido pelo lendário Kramer, que contém uma forte influência de Velvet Underground com músicas que vão do psicadelismo ao pop poético, com um vocal melancólico e instrumentais hipnóticos.
Após o lançamento do segundo álbum "On Fire", que é para mim o grande clássico da banda, os Galaxie 500 ganham um enorme culto na Europa contando com uma excelente recepção por parte da crítica. "This is Our Music"(1990) foi o terceiro e último álbum da banda, que, logo depois da tour de apresentação do novo disco, acaba por decisão de Dean Wareham que meses depois forma uma nova banda, Luna.
Os Luna apresentaram-se, pela primeira e única vez, em Portugal no dia 29 de Junho de 2003 no saudoso Hard Club, V.N.Gaia. Damon e Naomi continuam a tocar juntos e vieram a Portugal no dia 4 de Novembro de 2007 para um concerto único n´"O meu Mercedes é maior que o teu", Porto.
Depois das férias grandes é a vez do regresso às "aulas". A sétima edição dos "20 YEARS" regressa na próxima sexta-feira, dia 26 de Setembro. Desta vez a minha companhia vai ser feminina e por isso convidei não uma mas duas amigas, a Maria e a Eduarda aka Girls in the Back.
A Maria e a Eduarda para além de jovens e bonitas são uma excelente companhia. Quando soube que tinham formado um colectivo de dj´s, não hesitei em convidá-las para partilhar esta festa comigo. Têm um excelente gosto musical e já há alguns anos que me fui habituando a tê-las ao meu lado a dançar. Sei que têm uma vocação forte para as artes, gostam de violinos, fotografia, de design gráfico e digital. Têm animado noites no Rádio Bar, Mutantes e é habitual encontrá-las no Lobby. Para saberem mais coisas sobre estas amantes de música podem visitar a página do myspace aqui. Como comecei a seleccionar música há vinte anos chegamos á conclusão que já "dei" música ao pai da Eduarda, que foi o grande responsável pela sua educação musical. Obrigado Fernando. A noite promete e elas dizem que vai ser docinha, sabem como? Apareçam e descubram...
Nas férias, nem toda a música era má. Com algum agrado e, principalmente, no ínicio da noite havia sempre lugar para ouvir canções pop, simples e alegres, que vão aparecendo nesta silly season. Em 1988 foram editados 3 discos, dos quais saíram 3 singles que me faziam, por momentos, ficar muito feliz. Todas estas músicas acabavam por se esgotar devido à quantidade de vezes que se iam ouvindo mas seria muito pior se houvesse a indústria dos telemóveis.
"From Langley Park to Memphis" é o terceiro álbum dos britânicos Prefab Sprout (Paddy McAloon, Wendy Smith, Martin McAloon e Neil Conti) do qual foi retirado o tema de maior sucesso desta banda. "The King of Rock ´N´ Roll" foi a única música da carreira desta banda a conseguir entrar no Top Ten Inglês. Os Prefab Sprout são também autores de "Steve McQueen"(1985), um dos mais belos trabalhos da Pop music de sempre onde o génio do vocalista/letrista Paddy McAloon atinge o seu ponto máximo.
"The First Of A Million Kisses", foi o primeiro trabalho lançado pelos Fairground Attraction que os colocou de imediato no primeiro lugar do top inglês e graças, sobretudo, ao sucesso do single "Perfect". A banda liderada por Eddi Reader, mistura elegantemente, neste disco, uma fusão de british-folk, jazz, sons tradicionais e populares. A originalidade dos temas criados por Mark Nevin, o guitarrista, causou impacto suficiente para que ganhassem o BRIT Award de 1989 na categoria de melhor álbum.
"Lovesexy" é o 10º álbum da carreira de Prince, músico que dispensa qualquer tipo de apresentação, donde foi retirado o single "Alphabet Street". Neste álbum Prince volta a provocar apresentando-se nú na capa. O facto de ele se expressar sexualmente tanto no palco como nas letras das suas músicas, fez com que Tipper Gore (mulher do Al Gore), fundasse a "Parents Music Resource Center", depois de ser surpreendidada pela letra de "Darling Nikki" (uma das músicas do álbum "Purple Rain" de 1984 que o torna definitivamente numa superstar) que era uma das escolhas dos ouvidos da sua filha Katherine de 11 anos e assim, desta forma, nasce o famoso adesivo "PARENTAL ADVISORY:EXPLICIT CONTENT". Em 2007, Prince resolveu proibir o upload dos vídeos dele no YouTube razão pela qual ser praticamente impossível postar qualquer vídeo oficial dele.
Com a chegada do Verão, chega também as férias que são passadas, principalmente, no mês de Agosto pela grande maioria das pessoas. Em 1988 as minhas férias eram passadas no campismo e os locais escolhidos eram a Gala (Figueira da Foz), S.Pedro de Moel, Zambujeira do Mar e Quarteira e de todos estes locais, o pior sítio de sempre para ouvir música sempre foi o Algarve. No Algarve, os locais nocturnos mais conhecidos passavam todos a mesma música, que era a electrónica. Originaria de Nova York, Chicago e de Detroit, o Hip-Hop, a House Music, a Acid House e o Techno dominavam as pistas de dança de todo o mundo. O termo Techno, para referenciar um género de música, é utilizado pela primeira vez em 1988. Para recordar as secas monumentais que fui apanhando, 3 clássicos de 1988, da música electrónica de dança e já agora, boas férias. BOMB THE BASS - "BEAT DIS"